quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Concurso dos Correios: professor explica o que pode cair na prova de conhecimentos gerais 

Segundo especialistas, objetivo é avaliar capacidade de compreender os contextos social, econômico e cultural, além de testar conhecimentos sobre temas atuais e informações gerais 

Por Diego Amorim — Rio de Janeiro


 Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

As provas dos Correios estão previstas para serem aplicadas no próximo domingo (dia 15). Entre os conteúdos cobrados, dez questões vão exigir conhecimentos gerais dos candidatos. Para especialistas, essa parte do exame tem como objetivo avaliar a capacidade dos participantes de compreender os contextos social, econômico e cultural, além de testar os conhecimentos sobre temas atuais e informações gerais.

O professor Rondinelle Dias, do Direção Concursos, afirma que a melhor técnica para estudar esse conteúdo é combinar leituras teóricas, resolução de exercícios e acompanhamento do noticiário. Livros didáticos de Geografia do ensino médio e o Atlas Geográfico Escolar do IBGE são algumas das indicações dadas pelo docente.

— Obras como a Cartografia Básica também são ideais para revisar temas como cartografia, relevo e ecossistemas. Acompanhar notícias em sites confiáveis ajuda a contextualizar aspectos de dinâmica populacional, conflitos agrários e meio ambiente. Resolver questões de concursos anteriores em plataformas de questões e criar resumos ou mapas mentais facilita a fixação do conteúdo — detalha Dias.

O professor conta também que o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), banca responsável pela organização do concurso, costuma cobrar questões onde a alternativa incorreta deve ser assinalada, o que requer atenção redobrada.

— Os candidatos devem ter cuidado com isso. Muitas vezes, a alternativa certa é marcada inadvertidamente e, com isso, a pessoa erra a questão por desatenção. A banca também gosta de elaborar questões onde uma lacuna deve ser preenchida. Os candidatos devem se atentar aos conceitos para que marquem corretamente a alternativa que preencha a lacuna e torne o texto coeso e coerente — explica ele.

O edital recomenda o estudo de noções básicas de cartografia, aspectos físicos e o meio ambiente do Brasil, organização do espaço agrário, dinâmica da população brasileira, fluxos migratórios, formação territorial e divisão político-administrativa.

O professor reforça que, embora todos os temas sejam importantes, alguns são mais explorados devido à sua relevância prática e frequência em provas, como, por exemplo, questões sobre organização federativa, estados e regiões do Brasil, que cobram tanto a geografia quanto o entendimento administrativo do território.

— O entendimento sobre clima, ecossistemas, vegetação, hidrografia e relevo é fundamental. O Brasil possui grande diversidade ambiental, e questões sobre isso são frequentes. Além disso, leitura de mapas, coordenadas geográficas, escalas e orientação são habilidades essenciais, frequentemente avaliadas em questões práticas e interpretativas. Esses temas requerem maior atenção, mas uma revisão geral dos tópicos do edital é essencial para garantir um bom desempenho — diz.

A seleção dos Correios vai preencher 3.511 vagas, sendo 3.099 de nível médio (agente de Correios) e outras 412 de nível superior (analista de Correios). Para nível médio, a remuneração mensal chega a aproximadamente R$ 4 mil com os benefícios. Para o cargo de formação superior, esse valor alcança R$ 8.500.

Quase 1,7 milhão de pessoas se inscreveram para este concurso em todo o país.

fonte:https://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário