Utilizar os canais de atendimento
oficiais são opções para efetuar o pagamento da fatura de energia com segurança
e tranquilidade
A cada ano que passa, as estatísticas indicam aumento nos
registros de golpes e estelionatos. Conforme o “Relatório de Identidade e
Fraude 2024”, da Serasa Experian, quatro em cada 10 pessoas no Brasil já foram
vítimas de alguma fraude. Dentre todos os tipos de golpes, 71% dos casos
envolvem o uso de cartões de crédito por terceiros ou cartões falsificados, e
fraude financeira, com pagamento de boleto falso ou Pix. Diante do cenário, a
Energisa Sul-Sudeste reforça seus canais oficiais de atendimento e traz orientações
para evitar transtornos na hora de pagar sua fatura de energia.
Atualmente, existem diversas modalidades de golpes praticados
através de telefonemas, mensagens de SMS, WhatsApp, faturas falsas e, o mais
importante, é reforçar a atenção ao receber algum conteúdo suspeito e orientar
os familiares, principalmente os mais idosos.
“Usar exclusivamente os canais oficiais de atendimento da
Energisa é a nossa principal orientação para evitar qualquer transtorno. Os
clientes devem ficar atentos e, em casos de dúvidas e insegurança com algum
contato não-oficial, não efetue pagamentos e entre em contato com a empresa por
meio dos canais de atendimento oficiais para confirmar a legitimidade das
informações”, alerta o coordenador de Atendimento da distribuidora, Rafael da
Silva Guida.
Canais digitais
Segunda via da conta de energia, realização de pagamentos,
negociação de dívidas, reportar falta de energia e até serviços como Ligação
Nova e Mudança de Titularidade são alguns exemplos das solicitações que podem
ser realizadas diretamente pelo celular com segurança e praticidade, desde que
realizados nos canais oficiais de atendimento: Aplicativo Energisa ON
(disponível gratuitamente no Google Play ou App Store do celular), Gisa
(WhatsApp) – (18) 99120-3365, chat gisa.energisa.com.br ou pela agência
digital, disponível no servicos.energisa.com.br.
“É importante que o cliente confira o endereço do site antes
de informar os seus dados. Fique atento aos links que aparecem em buscadores
oferecendo supostos serviços, como segunda via de conta de luz, mas não têm o
nome da distribuidora. A orientação é denunciar esses endereços falsos e só
utilizar os canais oficiais da Energisa. Uma alternativa é utilizar o
aplicativo Energisa ON ou o chat gisa.energisa.com.br”, alerta o coordenador.
Em relação ao pagamento,
seja por Pix ou código de barras, a orientação é conferir quem está recebendo.
“Nesse momento você precisa olhar bem se o nome é o da Energisa, se o CNPJ é
mesmo o da empresa, informado na parte superior da conta de energia, e a instituição
bancária. A Energisa
Sul-Sudeste trabalha com as instituições Citibank e com a Instituição Acesso Soluções de Pagamento S.A.”, indica Rafael.
“É muito importante que o cliente leia a fatura de energia e
confira os dados da companhia, que estão disponíveis no cabeçalho da fatura, ou
seja, no topo da conta que é entregue no imóvel, por e-mail oficial e pode ser
acessada pelos canais da empresa”, acrescenta o profissional.
Outro reforço importante é que a Energisa não solicita
depósito ou transferência bancária, e no caso dos clientes que possuem débitos
com a empresa, a orientação é a mesma: confirmar as informações pelos canais
digitais.
Outras dicas:
- Atente-se e lembre que a empresa não executa
serviços dentro da residência dos clientes, não vende serviço, e
principalmente, todo pagamento à empresa é realizado por meio da conta de
energia elétrica, que deve ser paga nos bancos ou por meio de débito automático
autorizado pelo cliente diretamente na sua instituição bancária, ou pelos
canais digitais oficiais.
- Em nenhuma hipótese a distribuidora efetua
ligação ou contato junto ao cliente orientando-o a efetuar depósito
bancário em conta corrente da empresa.
- Ao ser abordado em nome da Energisa
Sul-Sudeste, preste muita atenção na roupa que esta pessoa está vestindo e
no veículo. Todo uniforme e veículos da empresa estão identificados pela
logomarca e outras informações da concessionária.
Os canais de atendimento oficiais da Energisa
são:
- Aplicativo para celular Energisa On [disponível no Google
Play ou App Store]
- Gisa (WhatsApp) – (18) 99120-3365 [identifique o item verde
de ‘conta verificada’]
- Site www.energisa.com.br
[fique atento à URL completa]
- Call Center – 0800 70 10 326

Nenhum comentário:
Postar um comentário