domingo, 23 de outubro de 2022

 

Última chamada para a Copa: Tite vai à Europa tirar dúvidas e buscar certezas na convocação

Seleção Brasileira de Tite vive últimos momentos antes da Copa do Mundo no Catar
Seleção Brasileira de Tite vive últimos momentos antes da Copa do Mundo no Catar Foto: Foto / Lucas Figueiredo/CBF
Caio Blois   / Foto: Foto / Lucas Figueiredo/CBF

A comissão técnica comandada por Tite enviou para a Fifa ontem (21) uma lista de 55 jogadores pré-convocados para a Copa do Mundo. Desta relação sairão os 26 nomes que irão ao Catar pela Seleção Brasileira em busca do hexa. Na última chamada para o Mundial, a rota do fim da preparação dá dicas das dúvidas e certezas na cabeça do treinador.

Diferente de outras seleções pelo mundo, o Brasil não divulgará a listagem, embora muitos jogadores já sejam certos na convocação. A CBF enviará a comissão técnica para últimas observações na Europa, que começaram ontem, quando Cléber Xavier e Bruno Baquete acompanharam duelo entre a Juventus de Danilo e Alex Sandro contra o Empoli, pelo Campeonato Italiano. Bremer está fora por lesão.

A viagem se estenderá até o dia 2 de novembro, quando Tite e o auxiliar Matheus Bachi assistirão à Juventus x PSG, confronto com mais brasileiros nesta rodada da Liga dos Campeões, cinco, somando Neymar e Marquinhos, do time francês, ao trio de defesa da Velha Senhora.

O jogo também será em Turim, onde a Seleção fará a reta final de preparação para o Catar, terá a observação in loco de oito jogos entre competições nacionais e a Liga dos Campeões. Pela rota deles, é possível ver que alguns jogadores já têm o passaporte carimbado.

Como estarão no Velho Continente, Tite e seus pares não estarão, por exemplo, na final da Libertadores, em Guayaquil, quando o Flamengo dos selecionáveis Everton Ribeiro, Pedro e Gabigol, dentre outros, enfrenta o Athletico, no dia 29, um sábado. Os dois primeiros parecem certos no Catar. No mesmo dia, o técnico da Seleção e seu auxiliar estarão em Newcastle x Aston Villa, jogo que opõe Bruno Guimarães a Douglas Luiz e Phillipe Coutinho. A dupla do Villa não está garantida.

A opção deixa claro que ainda existem últimas questões a serem respondidas e dúvidas a serem tiradas. As dicas que as viagens dão, entretanto, é onde estão os espaços ainda não ocupados na lista de 26 jogadores.

A começar pela defesa, a comissão técnica observará quase todos os titulares, à exceção de Thiago Silva, nome certo para o Catar. Alisson, Danilo, Marquinhos e Alex Sandro serão observados pela comissão técnica na reta final, e fora o gol, a reserva das laterais e da zaga ainda têm dúvidas. Não à toa, Cleber Xavier também assistirá Roma x Napoli, amanhã, para ver Ibañez.

A favor do ex-Fluminense, além dos elogios de José Mourinho, conta a possibilidade de jogar também como lateral-direito. Já o zagueiro da Juventus vem sendo o grande destaque na posição na Itália, famosa por ter ótimos nomes por ali. É possível até que ambos sejam convocados, e aí, quem sobre é Dani Alves, em má forma física e técnica no Pumas, do México. Para piorar, o jogador de 39 anos ainda está atuando no meio-campo.

Se a outra lateral ainda reserva espaço, o preferido é Alex Telles, que receberá a visita de Cleber e Baquete para o jogo do Sevilla, agora com Jorge Sampaoli no comando, contra o Copenhagen, pela Liga dos Campeões, na próxima terça (25). Principal concorrente, Renan Lodi não vem tendo destaque no Nottingham Forest, que não será observado mesmo que enfrente Liverpool e Arsenal, ambos com selecionáveis no elenco, na sequência na Premier League.

Mesmo que tenham Gabriel Magalhães, Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus, os Gunners não terão observações in loco nesta fase, assim como o Chelsea de Thiago Silva. O médico Rodrigo Lasmar e o auxiliar técnico César Sampaio também irão à Londres, mas para ver os casos de Richarlison e Lucas Paquetá, do West Ham. Sua equipe estará em campo no confronto com o Manchester United de Casemiro, Fred e Antony. A dupla de volantes é uma certeza, e o ponta está bem perto disso.

Ainda na Inglaterra, quem também será visto é o Liverpool, em uma espécie de "última chance" a Firmino, pressionado pela forte concorrência no ataque. O versátil jogador é velho conhecido de Tite e faz ótima temporada, mas foi o único que não saiu do banco nos dois amistosos realizados na França no último mês. De lá, viu Pedro marcar contra a Tunísia e praticamente carimbar seu passaporte ao Catar.

Adversários na rota

Além de observar muitos brasileiros in loco na Europa, Tite e sua comissão também cruzarão com adversários no Grupo G da Copa do Mundo.

Da Sérvia, os destaques Kostic e Vlahovic, da Juventus, e Gudelj e Dmitrovic, do Sevilla, estão na mira. A Suíça terá apenas Schar, do Newcastle, observado, enquanto dois dos principais jogadores de Camarões serão vistos de perto: Choupo-Moting, do Bayern de Munique, e Anguissa, do Napoli.

Curiosamente, na cidade onde começa e termina a viagem, o Torino reúne muitos jogadores que enfrentam o Brasil: os sérvios Milinkovic-Savic, goleiro, Lukic, meia e Radonjic, atacante, além do lateral suíço Ricardo Rodríguez. Uma passadinha nas instalações do clube não fará mal.

fonte:https://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário