terça-feira, 27 de dezembro de 2022

 

Fenômeno da TV, ‘Pantanal’ está entre as melhores novelas de 2022; ‘Todas as flores’ é outro destaque absoluto do ano

Por: Zean Bravo 
José Leôncio (Marcos Palmeira) sai em comitiva com os filhos Tadeu (José Loreto), Jove (Jesuita Barbosa) e José Lucas (Irandhir Santos)
José Leôncio (Marcos Palmeira) sai em comitiva com os filhos Tadeu (José Loreto), Jove (Jesuita Barbosa) e José Lucas (Irandhir Santos) Foto: Rede Globo/Divulgação
Foto: Rede Globo/Divulgação

Duas novelas se tornaram verdadeiros fenômenos de repercusão em 2022: “Pantanal” e “Todas as flores”. Na TV aberta, o aguardado remake da obra de Benedito Ruy Barbosa, escrito por Bruno Luperi, neto do veterano autor, superou todas as expectativas e fez um sucesso gigantesco como há tempos não se via. Assim como “Avenida Brasil” (2012), capaz de resgatar até o público que já não acompanhava mais os folhetins, a saga de José Leôncio (Marcos Palmeira), Jove (Jesuita Barbosa) e Juma (Alanis Guillen) ganhou o coração do Brasil. Além da ótima audiência, a trama repercutiu na web, emplacou bordões, rendeu infinitos memes e figurinhas dos personagens para serem usadas no WhatsApp com frases como “Querimbora”, “Tô com reiva” e “Toca ‘Cavalo preto’”.

Casamento de José Leôncio (Marcos Palmeira) e Filó (Dira Paes) Foto: Estevam Avellar/Rede Globo

“Pantanal” foi uma dessas conjunções perfeitas envolvendo roteiro, direção, um elenco entrosado e uma equipe muito competente. Seria até injusto citar alguns nomes. Mesclando atores consagrados e outros ainda pouco conhecidos, a novela deu espaço para todos brilharem em cena. Foi um grande acerto do início ao fim.

Zoé (Regina Casé) e Maíra (Sophie Charlotte)

Foto: Estevam Avellar/Rede Globo
Zoé (Regina Casé) e Maíra (Sophie Charlotte) Foto: Estevam Avellar/Rede Globo

Programada inicialmente para suceder “Pantanal” na Globo, “Todas as flores” perdeu espaço para “Travessia” na TV aberta e foi para o Globoplay. A migração para o streaming foi a melhor coisa que poderia ter aconteido com a novela escrita por João Emanuel Carneiro. O folhetim terá 85 capítulos divididos em duas fases — 45 deles já estão na plataforma e os outros 40 estreiam em abril de 2023. Desta forma, a história vem apresentando uma trama enxuta, sem enrolações, com ótimos ganchos, e mais focada nos personagens centrais. Com cinco capítulos liberados a cada semana, “Todas as flores” permite que o público maratone seus episódios, o que vem mudando a forma de se consumir novelas. O roteiro bebe nos clássicos do gênero com vilões sem alma e uma mocinha bondosa e cativante. Os atores brilham e a trama é eletrizante. Já estou na maior expectativa para a segunda fase.

Zoé (Regina Casé), Maíra (Sophie Charlotte), Judite (Mariana Nunes) e Pablo (Caio Castro) Foto: Estevam Avellar/Rede Globo

Siga-me no Twitter @zeanbravo e no Instagram @zean.bravo

fonte:https://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário