Cidade fecha estrada para impedir acesso de multidão de turistas e influencers atraídos pela folhagem de outono
Pomfret, em Vermont, ficou conhecida pela paisagem durante a estação
Por Pedro Guimarães
Foto: Reprodução/TikTok
Pomfret (Vermont, EUA) é um lugar lindo, sobretudo no outono. Na estação, que começa em setembro no Hemisfério Norte, a vegetação da cidade adota um tom que vai do verde ao alaranjado e deixa a cidade irresistível — e “instagramável”. Por isso, durante a temporada, a região passou a ficar lotada de turistas ansiosos por fotos. Insatisfeitos, a solução encontrada pelos moradores para impedir a “febre” foi fechar temporariamente a estrada de acesso ao local.
“Alguma coisa tinha que ser feita”, disse Mike Doten, dono de uma fazenda de 32 hectares, ao jornal “Boston Globe”. Ele contou que estava acostumado a receber um fluxo sazonal de turistas interessados nas folhas coloridas, geralmente fotógrafos profissionais e visitantes que ficavam em pousadas próximas, que eram em menor número e “mais bem-educados”.
A situação mudou após Pomfret ficar conhecida em redes sociais, como o Instagram e o TikTok, nos últimos cinco anos. Segundo Mike, os criadores de conteúdo começaram a encher a estreita estrada de terra com veículos grandes e a invadir as propriedades.
“Foi demais, está muito lotado”, queixou-se o fazendeiro. Ele já teve que usar seu trator para retirar carros estacionados ao longo das estradas rurais e não pavimentadas.
Os moradores reclamam que os “Tiktokers”, como são conhecidos os novos visitantes do local, ignoram os sinais que dizem para se manterem afastados e chegam a preparar piqueniques nas propriedades e a sentar nas marquises das casas. Muito frequentemente, usam drones e, se ficam “apertados”, vão atrás de arbustos para se “aliviarem”. O lixo fica para trás quando vão embora.
A prefeitura da pequena cidade reconheceu que o problema deixou de ser apenas um incômodo e passou a ser um risco à segurança pública. Dessa forma, votou para bloquear a Cloudland Road para todos, exceto os moradores, durante as três semanas de pico, que vão de 23 de setembro até 15 de outubro.
Apesar da medida, o turismo é um importante eixo da economia da região. Mas a diretora executiva da Câmara do Comércio local, Beth Finlayson, acredita que o fechamento não prejudicará o setor.
“Nós respeitamos as necessidades da comunidade. Não parece haver os limites que costumavam existir”, disse ela. “Direcionamos as pessoas para outros locais bonitos. Há muitos deles em Vermont”, completou.
fonte:https://extra.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário