domingo, 5 de novembro de 2023

Com cães americanos preparados com colar de GPS, caçador ilegal de javali é interceptado pela Polícia Ambiental em Taciba

Foto: Polícia Militar Ambiental

Homem, de 72 anos, não tinha autorização para atuar em fazenda.
Por g1 Presidente Prudente
A fiscalização da Polícia Militar Ambiental interceptou neste sábado (4) um homem, de 72 anos, que pretendia caçar javalis sem autorização em uma fazenda em Taciba (SP).
Durante patrulhamento pela área de plantação de cana-de-açúcar na propriedade rural, onde já havia denúncias de caça de animal silvestre, os policiais avistaram um carro entre o talhão da lavoura e uma Área de Proteção Permanente (APP) e deslocaram-se para abordá-lo.
Quando percebeu a aproximação da viatura policial, o motorista ainda tentou fugir, mas não obteve sucesso e acabou interceptado.
Segundo a corporação, o caçador informou que estava procurando rastro de javali, embora não possuísse a autorização do Sistema de Informação de Manejo de Fauna (Simaf) para caçar naquela área.
Os policiais encontraram seis cães americanos, todos preparados para a caça, com colar de GPS, e ainda uma espingarda e nove cartuchos de calibre 12.
De acordo com a polícia, o caçador tinha documentação referente à arma de fogo e às munições. No entanto, como não possuía autorização para caçar na propriedade rural e como a guia de tráfego não cobria aquela área, o caçador não deveria estar portando o armamento no local nem praticar a caça na fazenda.
Ele recebeu um auto de infração ambiental, com multa no valor de R$ 500, por praticar atividade de caça sem autorização do órgão ambiental competente.
Além disso, o homem também irá responder pelos crimes de caça, com base no artigo 29 da lei n° 9.605/98, e de porte ilegal de arma de fogo, previsto no artigo 14 da lei 10.826/03, que é o Estatuto do Desarmamento.
O armamento, as munições e os cães foram apreendidos e permaneceram sob a responsabilidade do infrator.
Os policiais ainda recolheram um facão e uma faca, que ficaram guardados na sede da corporação, em Presidente Prudente (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário