quinta-feira, 23 de maio de 2024

Golpistas usam IA para fraudar clientes de sites de anúncios emitindo boletos falsos 

Vítima pagou R$ 2 mil à quadrilha que, ao se passar por um comprador, exigiu um valor de seguro para transportar uma penteadeira do RJ até SP; polícia investiga o caso 

Por Jéssica Marques — Rio de Janeiro


Foto: Reprodução/ arquivo pessoal

Há uma semana, Rosário (nome fictício) colocou à venda uma penteadeira de madeira na OLX, uma plataforma de comércio eletrônico. Ela caprichou no anúncio, adicionando várias fotos, informações detalhadas sobre o móvel e o preço de venda, com o objetivo de atrair compradores. Contudo, a qualidade do produto chamou atenção de não apenas clientes, mas também criminosos, que aproveitaram a oportunidade para aplicar o golpe do falso pagamento.

Usando uma ferramenta de Inteligência Artificial Generativa — capaz de gerar texto e imagens —, o suposto comprador, que é, na verdade, um fraudador, fingiu ter realizado o pagamento do produto sem ter realmente pago por ele. Enviando à vítima falsos comprovantes. Rosário recebeu, então, um terceiro e-mail da plataforma, informando que, para finalizar a venda, seria necessário efetuar um pagamento de um seguro obrigatório para que a penteadeira pudesse ser entregue no endereço indicado: um local em São Paulo.

— Anunciei uma penteadeira antiga e recebi uma ligação de uma pessoa muito interessada. Dez minutos depois, recebi um e-mail da plataforma dizendo: "parabéns, sua escrivaninha acaba de ser vendida". Achei estranho porque não coloquei o meu telefone no site, só coloquei o meu email. Mas, como as mensagens pareciam reais, segui com a negociação — explicou Rosário, que passou dois dias negociando com uma suposta compradora que estaria interessada na penteadeira para presentear a filha de 15 anos.

Em nota, a OLX afirmou que está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações e reforçou que investe constantemente em tecnologia, serviços de orientação ao usuário e educação digital para promover um ambiente online mais seguro para todos. A companhia salientou que conta com tecnologias que envolvem desde cadastro, inserção de anúncio e alertas durante a jornada de compra e venda, como verificação de identidade por biometria, espaço para denúncia de anúncios, bloqueios e exclusão de anúncio e conta quando necessário.

A empresa ainda ressaltou que a maioria dos golpes no Brasil ocorrem por engenharia social, quando o fraudador consegue persuadir o usuário a sair dos ambientes seguros das plataformas idôneas para negociar em ambientes menos seguros e convence a vítima a passar dados e informações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário