quinta-feira, 23 de maio de 2024

 

Jornadas da Cidadania ajudam a preparar presos para viverem em sociedade após o cárcere

Um mutirão de atividades e serviços foi promovido em abril durante as Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda. As ações foram em unidades subordinadas à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), com investimento no preparo de pessoas privadas de liberdade para o seu retorno ao convívio na sociedade, após o cumprimento da pena.

O evento é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania e Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade. As ações auxiliam nas reinserções ao mercado de trabalho, geração de renda, promovem autoestima do encarcerado e, além disso, oferecem campanhas de saúde e cuidados pessoais.

No mês passado, três unidades prisionais da Croeste promoveram suas respectivas Jornadas. O calendário anual foi aberto em fevereiro e se estenderá até dezembro, totalizando 48 eventos do gênero.

CDP II de Pacaembu



   Mesa de autoridades na solenidade de abertura no CDP II de Pacaembu, composta pelo prefeito de Pacaembu, João Francisco Mugnai Neto; Rodrigo Scarpari, Diretor Técnico III da unidade; Leonardo de Assis, Diretor Regional do CAEF Região Oeste e Doutora Maria Isabela Lopes de Santana, Coordenadora dos Advogados do convênio entre a Defensoria Pública do Estado de São Paulo e a Faculdade Toledo de Presidente Prudente



   Palestra sobre Tuberculose, proferida pela enfermeira Fernanda Zuchi Barbado CavalarI no CDP II de Pacaembu

O Centro de Detenção Provisória II (CDP) de Pacaembu realizou a sua 3ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda trazendo mais uma vez os benefícios para os reeducandos. Foram realizados atendimentos nas mais diversas áreas, palestras, atendimento jurídico, confecção de Certidão de Nascimento, RG, exames laboratoriais (HIV, Sífilis, glicemia, Aferição de Pressão Arterial e Hepatite B e C), dentre outros, em um verdadeiro mutirão de serviços.

CDP de Icém



1.      No CDP de Icém a mesa de autoridades foi composta pelo Dr. Aureliano Divino de Oliveira, Presidente do Conselho da Comunidade de São José do Rio Preto; Sargento Levy Elcio Barros de Oliveira, Comandante do 6º GP PM de Icém; Dr. Mário Lúcio Pereira Machado, Defensor Público de São José do Rio Preto; Oscar Luis Correa Cunha, Prefeito de Icém; Dr. Cênio dos Reis Gornik, Diretor Técnico III da unidade; Dr. Heffren Roberley Saes de Lima, Diretor Técnico III do CDP de Paulo de Faria; Pastor Fábio Azevedo, da Igreja Universal do Reino de Deus e Orlando Azevedo, Coordenador da Pastoral Carcerária

O Centro de Detenção Provisória “Marcos Amilton Raysaro” de Icém, que abriga sentenciados em regime fechado, realizou a 6ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda com palestras que abordaram temas como Saúde Bucal: Orientações e Cuidados; Dengue: Orientações e Cuidados; Motivacional: Há Vida Depois do Cárcere; Orientações sobre Benefícios e Progressão de Regime; Orientações sobre Empreendedorismo, Técnicas de Barbearia e Cortes de Cabelo Palestrante, além de emissão de certidões de documentos, plantão jurídico, ações de saúde, entre outros.

CPP de São José do Rio Preto



1.      Palestra motivacional no CDP de Icém com o tema “Há Vida Depois do Cárcere”, pelo Dr. Aureliano Divino de Oliveira (advogado e Presidente do Conselho da Comunidade de São Rio Preto e da unidade)



1.      Na mesa de autoridades na solenidade do CPP de São José de Rio Preto, Argélia Maria de Santis, Diretora de Escola da Escola Vinculadora da Secretaria de Estadual de Ensino  de São José do Rio Preto; Carla Aparecida Rossini, Diretora Técnica III do CRF de São José do Rio Preto, Marcelo H. Vartule, representando a CAEF de São José do Rio Preto, da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania; Izaura Paris Cabanillas Tadioto, Célula de Referências Técnicas da Região Oeste, da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania; Hezequias Ambrosi Diretor Técnico III da unidade; João Marcos, Gideões Internacional no Brasil; Pastor Fabio Azevedo e Azevedo, Igreja Universal do Reino de Deus; Orlando Rogério Antoniazzi Azevedo, Coordenador Diocesano da Pastoral Carcerária

A 11ª edição da Jornada no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São José do Rio Preto teve como objetivo oferecer informações sobre as mais diversas atividades de saúde, emprego, educação, visando a promoção de orientação, conhecimento e aprendizagem das pessoas em cumprimento de pena.

Na abertura do evento, em alusão ao Dia do Livro, ocorreram eventos culturais, como a apresentação do coral e do teatro realizado pelos reeducandos, sob a idealização e orientação do corpo de docentes da Escola Vinculadora.

Entre os serviços efetuados estiveram o plantão jurídico, solicitação de certidões de Nascimento e Casamento, para providenciar os devidos RG, corte de cabelo e atendimento de saúde.

Foram proferidas palestras com os temas “Há Esperança após A Liberdade”; “Apresentação do trabalho das Caefs” e “Empreendedorismo Pessoal e Atitudes”.

Objetivando fortalecer e instrumentalizar os reeducandos para quando estiverem em liberdade, em busca de reinserção social, foi apresentado o “Instituto Recomeçar”, uma Organização Não Governamental (ONG) com ações voltadas à inserção social e profissional de egressos, que também realizou palestra sobre “Gerenciamento de emoções e sobre o “Recomeçar em Si”.

Com esse mesmo intuito de apoio social, também foram oferecidas palestras sobre rede de apoio social e comunitário para os primeiros passos quando os presos retornarem ao convívio social. Foram ministradas as palestras “Equilíbrio no caminho de um recomeço” e “Recomeço profissional: reconstruindo suas habilidades e o início de uma nova história”.


8.      Palestra motivacional sobre recomeço profissional, com Juliana Saud, no CPP de São José do Rio Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário