Energisa Sul-Sudeste reforça orientações para evitar
tentativas de golpes e fraudes
Canais de atendimento oficiais são
opções para efetuar o pagamento com segurança e tranquilidade
Usar
exclusivamente os canais oficiais de atendimento da Energisa é a principal
orientação da distribuidora para evitar qualquer transtorno. Os clientes devem
ficar atentos e, em casos de dúvidas e insegurança com algum contato
não-oficial, não efetue pagamentos e entre em contato com a empresa por meio
dos canais de atendimento oficiais para confirmar a legitimidade das
informações.
Atualmente
existem diversas modalidades de golpes praticados através de telefonemas,
mensagens de SMS, WhatsApp, faturas falsas. Nos últimos 12 meses, o Brasil
registrou 4.678 casos por hora de tentativas de golpe via aplicativo de
mensagem ou ligação telefônica, segundo pesquisa Datafolha em parceria com o
Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Mas
o mais importante é reforçar a atenção do cliente ao receber algum conteúdo
suspeito e orientar os familiares, principalmente os mais idosos.
Segunda
via da conta de energia, realização de pagamentos, negociação de dívidas,
reportar falta de energia e até serviços como Ligação Nova e Mudança de
Titularidade são alguns exemplos das solicitações que podem ser realizadas
diretamente pelo celular com segurança e praticidade, desde que realizados nos
canais oficiais de atendimento: Aplicativo Energisa ON (disponível
gratuitamente no Google Play ou App Store do celular), Gisa (WhatsApp) – (18)
99120-3365, chat gisa.energisa.com.br ou pela agência digital, disponível
no servicos.energisa.com.br.
“É
importante que o cliente confira o endereço do site antes de informar os seus
dados. Fique atento aos links que aparecem em buscadores oferecendo supostos
serviços, como segunda via de conta de luz, mas não têm o nome da
distribuidora. A orientação é denunciar esses endereços falsos e só utilizar os
canais oficiais da Energisa. Uma alternativa é utilizar o aplicativo Energisa
ON ou o chat gisa.energisa.com.br”, alerta o coordenador de Atendimentos da
Energisa, Rafael da Silva Guida.
Em relação ao pagamento,
seja por Pix ou código de barras, a orientação é conferir quem está recebendo.
“Nesse momento você precisa olhar bem se o nome é o da Energisa, se o CNPJ é
mesmo o da empresa, informado na parte superior da conta de energia, e a instituição
bancária. A Energisa Sul-Sudeste trabalha com as
instituições Citibank e com a
Instituição Acesso Soluções de Pagamento S.A.”, indica
Rafael.
“É
muito importante o cliente ler a fatura de energia e conferir os dados da
companhia, que estão disponíveis no cabeçalho da fatura, ou seja, no topo da
conta que é entregue no imóvel, por e-mail oficial e pode ser acessada pelos
canais da empresa”, acrescenta o coordenador.
Outro
reforço importante é que a Energisa não solicita depósito ou transferência
bancária, e no caso dos clientes que possuem débitos com a empresa, a
orientação é a mesma: confirmar as informações pelos canais
digitais.
Outras
dicas:
•
Atente-se e lembre que a empresa não executa
serviços dentro da residência dos clientes, não vende serviço, e
principalmente, todo pagamento à empresa é realizado por meio da conta de
energia elétrica, que deve ser paga nos bancos ou por meio de débito automático
autorizado pelo cliente diretamente na sua instituição bancária, ou pelos
canais digitais oficiais.
•
Sobre nenhuma hipótese a distribuidora efetua
ligação ou contato junto ao cliente orientando-o a efetuar depósito bancário em
conta corrente da empresa.
•
Ao ser abordado em nome da Energisa Sul-Sudeste,
preste muita atenção na roupa que esta pessoa está vestindo e no veículo. Todo
uniforme e veículos da empresa estão identificados pela logomarca e outras
informações da concessionária.
Os canais de atendimento oficiais da Energisa são:
- Aplicativo
para celular Energisa On [disponível no Google Play ou App
Store]
- Gisa
(WhatsApp) – (18) 99120-3365 [identifique o item verde de ‘conta
verificada’]
- Site
www.energisa.com.br [fique atento
à URL completa]
- Call
Center – 0800 70 10 326
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