Chitãozinho consola Ana Castela, Xororó dança hits, cantora ausente: os bastidores do ensaio sertanejo do Rock in Rio
Cantores se apresentarão no "Dia Brasil", dia 21 de setembro
Por Leonardo Ribeiro — São Paulo
Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo e Leonardo Ribeiro/Agência O Globo
Para a estreia do sertanejo no Rock in Rio, o festival promoveu um verdadeiro encontro de gerações. Capitaneados pelos veteranos Chitãozinho e Xororó, o grupo é também formado por Luan Santana, Simone Mendes, Júnior Lima e Ana Castela. Todos eles bem acompanhados dos arranjos chiquérrimos da Orquestra Sinfônica Heliópolis.
No primeiro ensaio, que foi realizado em São Paulo, na semana passada, o EXTRA acompanhou tudo bem de perto. Deu para ver a sintonia, a emoção dos encontros, e como a voz da experiência ensina e tranquiliza os caçulas.
Chitãozinho e Xororó serão quase mestres de cerimônia do show no Rock in Rio que celebrará a música sertaneja. Os outros integrantes do grupo vão cantar as próprias músicas, claro, mas sempre terão um momento de entoar hits da dupla. Ana Castela, que regravou "Sinônimos" para a abertura de "Terra e paixão", vai repetir a dobradinha com os ídolos. E pareceu gente grande, já de casa, ao repetir a dose nos ensaios.
A emoção só bateu mesmo quando teve que performar os próprios hits. Com a voz um pouco rouca naquela tarde, a cantora, de 20 anos, não alcançou as notas mais altas de "Solteiro forçado", mas se adaptou. Ficou envergonhada ao dizer que estava "errando". Até abaixou a cabeça, como na foto acima.
Mas as críticas estavam mesmo só na cabeça dela. Ao redor, todos aplaudiram. Chitãozinho foi o primeiro a consolá-la: "Está lindo demais, está lindo", repetiu o cantor, ao ver Ana preocupada. Ele, aliás, era o mais tiete dos próprios colegas. Filmava e fotografava o encontro com todos eles. Sacou logo o celular para mostrar para Ana como ela tinha mandado bem. A cantora se tranquilizou.
Espero que a insegurança de Ana Castela não tenha feito a artista deixar de curtir os bons momentos ao lado dos ídolos. Xororó, por exemplo, dançava, em passinhos miúdos, todas as músicas. Parecia ter na ponta da língua o refrão de "Nosso quadro", mesmo tendo uma cola da letra perto dele. Em outras músicas, foi até backing vocal da Boiadeira. Foi só no "u, uuu, u" agudinho. Arrasou.
Mais um motivo para Ana Castela ficar despreocupada: Luan Santana, de 33 anos, também errou a letra. Acontece. Com Chitãozinho e Xororó, ele vai cantar a música "Falando às paredes", que até gravou com a dupla em um show em Nova York no ano passado. No ensaio, o astro segurou no carisma, repetiu, e a música seguiu.
Quando foi a vez de passar a sequência dos próprios hits, até Luan se impressionou com o toque a mais que a Orquestra Sinfônica Heliópolis deu para "Meteoro", "Chuva de arroz" e "Escreve aí". "Está lindo demais", disse Luan, no intervalo. E ele percebeu logo que tinha fãs em meio aos músicos. Isso o permitiu até ensaiar quando vai lançar o refrão para a plateia cantar. Quem assistia ao ensaio cantou mesmo junto.
O profissionalismo de Chitãozinho, de 70 anos, e Xororó, de 66, também impressiona. Não à toa, estão na estrada fazendo sucesso há 50 anos. A dupla ficou incansável ensaiando com a orquestra, enquanto as participações, como Ana Castela e Luan, se alternavam nos momentos pré-definidos.
No primeiro intervalo, o maestro da Orquestra, Edilson Ventureli, aproveitou para agradecer pela oportunidade de trabalhar com os artistas. E como aquela experiência estava sendo enriquecedora para aqueles jovens. Xororó aproveitou para tomar a palavra e relembrou o início da carreira com irmão.
— Eu que agradeço a generosidade de vocês. E só quis contar essa historinha da nossa carreira porque meu irmão e eu pensamos muitas vezes em desistir. Porque falta dinheiro, tem a dificuldade que sabemos bem. Quis o destino, Deus fez que a gente chegasse onde chegamos. Mas falo para vocês continuarem acreditando, porque a música nos salvou, salvou a nossa família, e estamos hoje, 54 anos depois, realizando sonhos, de tocar no Rock in Rio. E vocês precisam continuar tocando, porque são superafinados, e a orquestra está maravilhosa com vocês — disse o pai de Sandy.
O grupo do sertanejo só ficou devendo um ensaio da última música que performarão em conjunto, e que será apresentada no fim do show. Essa vai ser surpresa até para o EXTRA.
Além disso, ausências foram sentidas. Júnior Lima e Simone Mendes não foram ao ensaio. Os trabalhos começaram, inclusive, com a Orquestra tocando com a voz pré-gravada da irmã de Simaria no hit mais recente, "Erro gostoso".
Luan e Ana Castela também não conseguiram ficar até o final, justamente por agenda. Os dois tinham gravação de DVD da dupla Guilherme e Benuto, em São Paulo mesmo. Para completar, o dono do hit "Meteoro da paixão" tinha ainda que viajar para Macapá logo após a gravação. Por isso, falou com a imprensa rapidinho e saiu voando.
fonte:https://extra.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário