Médica revela os cinco arrependimentos mais comuns que as pessoas têm no leito de morte
Shoshana Ungerleider revelou que muitos pacientes terminais expressam arrependimentos profundos em seus últimos dias. Segundo ela, o principal remorso é não ter passado tempo suficiente com seus entes queridos, mas há outros lamentos comuns. Confira os principais:
Por Crescer
À medida que o fim da vida se aproxima, muitas pessoas começam a refletir sobre suas escolhas e o que poderiam ter feito de forma diferente. Shoshana Ungerleider, médica clínica especializada em cuidados paliativos, passou grande parte de sua carreira ao lado de pacientes terminais e, através dessas experiências, ouviu inúmeros relatos sobre os maiores arrependimentos das pessoas.
Aos 44 anos, Dr. Ungerleider, que vive em São Francisco, nos Estados Unidos, compartilhou com o CNBC Make It as cinco principais coisas que seus pacientes mais lamentam no leito de morte, oferecendo essas lições como um lembrete poderoso para todos nós aproveitarmos mais o presente. "Estar próximo do fim da vida te obriga a estar presente, porque isso é tudo o que resta", explicou a médica, que em breve apresentará o podcast Before We Go, com lançamento marcado para 8 de outubro.
Ela afirma que essas lições não são exclusivas para quem está no fim da vida, mas servem como um conselho para todos. “Ao longo de nossas vidas, este momento presente é tudo o que temos”, enfatiza Dr. Ungerleider.
Os cinco arrependimentos mais comuns incluem:
- Não passar tempo suficiente com as pessoas que amamos
- Trabalhar em excesso
- Deixar o medo guiar decisões, evitando riscos necessários
- Falta de coragem diante de incertezas e oportunidades
- Focar demais no futuro, perdendo a conexão com o presente
Nenhum comentário:
Postar um comentário