segunda-feira, 12 de maio de 2025

Ataques de escorpiões crescem 150% no Brasil, e cientistas alertam para 'epidemia silenciosa'



Foto: Eliane C. Arantes/USP

Mudança climática e urbanização desordenada estão entre as causas e problema vai além do Sudeste, região normalmente mais afetada 

Por Rafael Garcia — São Paulo/ O Globo

O número de ataques de escorpiões no Brasil aumentou mais de 150% ao longo de uma década, e os mais de 180 mil casos ocorridos no último ano são provavelmente uma fração do número real, afirmam cientistas que veem uma "epidemia silenciosa" do problema. No ano passado, 133 mortes por escorpionismo foram registradas no país.

A preocupação com o envenenamento pelo aracnídeo, para o qual os cientistas usam o termo "escorpionismo", foi objeto de manifesto publicado por pesquisadores brasileiros na forma de um artigo de opinião na revista Frontiers in Public Health, uma das mais influentes do mundo na área de saúde pública.

O grupo, que reúne representantes de todas as regiões do Brasil, afirma que a urbanização mal planejada, misturada às mudanças climáticas, está criando condições ideais para a disseminação do animal peçonhento.

Segundo os pesquisadores, liderados pela cientista Eliane Arantes, pioneira no estudo do tema na Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, a taxa de incidentes relatados já representa uma pressão relevante sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). O sistema público, que detém os estoques de soro antiveneno para o animal, acomoda todos os casos de emergência, que estão aumentando.

No artigo, os pesquisadores alertam para o problema de que, como é comum acontecer em doenças transmitidas por vetores, o número de casos notificados é uma subestimativa do número real de casos.

"Os números oficiais mostram um quadro altamente preocupante, mas a realidade provavelmente é muito pior. O escorpionismo não é apenas um problema emergente de saúde pública, é uma epidemia oculta que cresce descontroladamente", escrevem os pesquisadores.











Nenhum comentário:

Postar um comentário