O animal caiu dentro de um gêiser no Parque Nacional de Yellowstone
Por Extra com agências internacionais
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/2/E/dI8GbLTnAjck72OlpnAA/arte-1-.png)
— Foto: Reprodução
Um bisão teve o corpo fervido até a morte em uma fonte termal do Parque Nacional de Yellowstone na semana passada enquanto turistas assistiam horrorizados. Segundo funcionários do parque, o animal tropeçou na borda de uma bacia de poços termais conhecida como Midway Geyser Basin, localizada no estado americano do Wyoming, e caiu na água da piscina natural, que pode chegar a quase 90´C.
— Havia dois bisões naquele local —, disse Louise Howard, que presenciou a morte do animal durante sua primeira visita a Yellowstone, à CBS News. Imagens feitas pelos visitantes mostram que, em questão de segundos, o animal começou a cambalear na borda da Grand Prismatic Spring, a maior fonte termal de todo o parque, e então caiu.
— Por mais que tentasse, não conseguiu sair —, disse Howard, que tirou fotos dos momentos finais do bisão.
Apesar da cena, o animal teve um fim “relativamente rápido”, de acordo com Michael Poland, cientista-chefe do Observatório Vulcânico de Yellowstone.
Após o primeiro contato com a água, o bisão começou a se debater com tanta intensidade que acabou entrando em uma área ainda mais quente da Grand Prismatic, morrendo ainda mais depressa. Poland desmentiu os rumores de que a água era ácida e que isso teria matado o animal, explicando que, na verdade, o que o matou foram as temperaturas extremamente altas.
A Grand Prismatic atinge temperaturas de 88 °C. O ponto de ebulição da água em Yellowstone é de cerca de 93 °C por causa da altitude elevada.
O conjunto de poços de águas termais na qual o animal caiu pode atingir temperaturas acima dos 90°C. O local é informalmente conhecido como Piscina dos Esqueletos devido às inúmeras carcaças de animais já encontradas no local.
— Essa carcaça de bisão está basicamente submersa em uma piscina de água quase fervente, e essa água fervente vai corroendo o material orgânico, os tecidos, e eventualmente só restarão alguns ossos —, explica Poland. Ele também afirma que não é incomum que animais em Yellowstone morram por cair nas fontes termais do parque.
Animais como bisões normalmente andam pelas bordas das fontes termais, mas seu peso pode fazer com que a crosta fina ao redor da piscina se quebre. O acidente envolvendo o animal ocorreu em meio à alta temporada turística de Yellowstone, quando o parque registra o maior número de visitantes.
fonte:https://extra.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário