quarta-feira, 1 de outubro de 2025

POLÍCIA CIVIL FECHA FÁBRICA CLANDESTINA DE PRODUTOS FALSIFICADOS E 7 PESSOAS SÃO PRESAS EM FLAGRANTE




A POLÍCIA CIVIL de Presidente Prudente, em investigação realizada pela 1ª Delegacia de Investigações Gerais da DEIC 8 - DIG, realiza desde às 9h desta manhã de hoje (30/09/2025), simultaneamente em 05 diferentes endereços na cidade de Presidente Prudente, ação que visa a desarticulação de grupo criminoso falsificador de produtos entregues diretamente ao consumidor.

Há três meses, após provocação em petição de uma empresa multinacional japonesa de equipamentos eletrônicos, globalmente conhecida por produtos de imagem e alta precisão, como impressoras, scanners, projetores e robôs industriais, anunciando que provavelmente haveria na cidade de Presidente Prudente local responsável por falsificação de seus itens e que estava levando prejuízo a diversos consumidores que acreditavam na credibilidade da marca, inquérito policial foi formalmente instaurado e investigação realizada junto ao setor pertinente da DIG.

Após relatório técnico, com a identificação de locais e justa causa com indícios de prova, houve a representação por buscas nos imóveis.

Nesta manhã, após as 9h, em cumprimento das medidas deferidas, equipes foram direcionadas aos locais.
Em um dos endereços, no bairro do Ana Jacinta, um depósito foi encontrado onde, em seu interior, havia uma linha de montagem da falsificação. Indivíduos adquiriam em contrabando as tintas, com a falsificação dos rótulos, embalagens, caixas e selos, alimentavam pequenos reservatórios de plástico e encaixavam para distribuição em venda via marketplace. Milhares de usuários recebiam em lotes os produtos falsificados.

Além, algumas centenas de aparelhos celulares (transportados em descaminho de país de fronteira) foram localizados, ocultados em automóvel que estava no interior do galpão.

Outra quantidade do mesmo material foi localizada em outro endereço, pronto para venda, adquirido pelo comerciante em revendedora que se apresentava como oficial e apresentando nota fiscal emitida, comprovando a qualidade da contrafação.

Milhares de itens, máquinas, equipamentos, eletrônicos foram apreendidos. A tinta será depositada a empresa multinacional para, em sintonia com a perícia, emita laudo e procedimento adequado ao descarte respeitando as regras ambientais.

Os 07 (sete) indivíduos, entre homens e mulheres, abordados no momento da ação policial foram conduzidos à 1ª DIG/DEIC 8 e, serão presos em flagrante, cada qual com a sua responsabilização, pelos artigos art. 7º, incs. II, VII e IX da Lei 8.137/90 (crimes contra a relação de consumo); art. 66 do código de defesa consumidor; arts. 334 e 288 do Código Penal (respectivamente, descaminho e associação criminosa).

As 07 (sete) prisões em flagrante, após audiência de custódia, foram confirmadas e convertidas em prisão preventiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário