Segurança e bem-estar: Energisa compartilha recomendações de saúde durante seca e queimadas
Diante da poluição de fumaças e falta de chuvas, cuidados como hidratação e limpeza de equipamentos são importantes na rotina de todos
Na Energisa, a vida é o principal valor, e zelamos pela segurança de todos seguindo rigorosamente os procedimentos estabelecidos. Diante da seca e das queimadas, estendemos nossos cuidados com os colaboradores à comunidade, cientes de que esses eventos prejudicam o meio ambiente e a saúde, agravando problemas respiratórios.
O corpo humano, composto por cerca de 70% de água, precisa de hidratação adequada. Recomenda-se ingerir de 35 a 50 mililitros de água por quilo de peso corporal diariamente. Assim, uma pessoa de 60 quilos deve beber entre 2,1 e 3 litros de água por dia. “A boa hidratação melhora a função cognitiva, a saúde cerebral, a circulação sanguínea, a saúde cardíaca e o aspecto da pele,” afirma José Rafael Assad Cavalcante, coordenador da Medicina do Trabalho da Energisa Sul-Sudeste.
O uso de ar-condicionado e ventilador proporciona um conforto térmico, mas também pede atenção. “Caso use o ar-condicionado, certifique-se de que a manutenção esteja em dia e, se possível, coloque um filtro que ajuda na redução de impurezas do ambiente. Já ao ligar o ventilador, é importante que o ambiente e o aparelho estejam limpos, pois ele acaba levantando poeira e, muitas vezes, jogando em cima do nosso corpo”, orienta José Rafael.
Conforme o médico, os climatizadores de ambiente também são uma opção interessante, pois ajudam a umidificar e ventilar o ambiente. “Vale reforçar que para todas as opções a manutenção deve estar em dia e a limpeza ser realizada diariamente”, destaca.
Outro aspecto importante é a lavagem nasal, não apenas para limpar as vias aéreas superiores, mas também para ajudar a hidratar a mucosa nasal, melhorando a filtragem e umidificação do ar. “Pode ser feita de 2 a 3 vezes ao dia, conforme necessário. Utilize apenas soro fisiológico”, orienta José Rafael.
O uso de máscara também é bem-vindo para amenizar a poluição do ar. “As melhores são a PFF2 ou N95, porém, na falta delas podemos utilizar a máscara cirúrgica ou até mesmo a máscara de pano, que vão ajudar a filtrar partículas maiores. É importante seguir, ainda, alguns cuidados com o manuseio e utilização, como evitar o uso de maquiagens, evitar molhar e, sempre que possível, deixá-las em ambiente ventilado para secar. Máscaras como N95, PFF2 ou cirúrgicas não devem ser lavadas”, orienta o médico, lembrando que devemos sempre avaliar o estado de conservação para troca dos equipamentos.
Outras dicas
• Evite a exposição à fumaça. Sempre que possível, quando houver queimada nas proximidades, fique em ambientes fechados e com as janelas fechadas. A fumaça pode causar irritação nas vias respiratórias e agravar condições como asma e bronquite.
• A estiagem pode levar à desidratação. Mantenha-se hidratado, bebendo água regularmente, mesmo que não sinta sede. Evite bebidas alcoólicas e com cafeína, que podem aumentar a desidratação.
• Consuma alimentos leves. Inclua frutas e vegetais ricos em água em sua dieta, como melancia, laranja, pepino e alface.
• A exposição ao sol pode ser mais intensa durante a estiagem. Evite ficar exposto diretamente ao sol, use protetor solar com fator de proteção alto e roupas leves e de cor clara para proteger sua pele.
• A baixa umidade pode ressecar a pele. Use hidratantes regularmente para manter a pele saudável e evitar rachaduras e irritações.
• Evite atividades físicas intensas ao ar livre durante os períodos de calor extremo e quando a qualidade do ar estiver comprometida. Prefira horários mais frescos do dia, como o início da manhã, final da tarde e à noite.
• Se precisa estar ao ar livre, mantenha-se na sombra, use chapéus e roupas leves e respiráveis. Faça pausas frequentes para se hidratar.
• Fique atento a alertas meteorológicos e de saúde pública. Acompanhe as previsões do tempo e as recomendações das autoridades locais.
• Esteja atento a sinais de problemas de saúde relacionados ao calor e à qualidade do ar, como tontura, falta de ar, dor de cabeça e cansaço extremo. Se sentir algum desses sintomas, procure assistência médica imediatamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário