Em 2024, quase 47 mil clientes são
prejudicados pela falta de energia causada por acidentes de trânsito com postes
Energisa reforça a
importância de conscientização dos condutores e orienta sobre procedimentos a
serem adotados em casos de colisões em postes
Na Energisa Sul-Sudeste os
perigos no trânsito são um motivo de alerta durante o ano todo, pois quando os
acidentes de trânsito envolvem postes, além do risco à vida, há danos ao
sistema elétrico e interrupções no fornecimento de energia. Ao longo
de 2024, na área de abrangência da distribuidora, 625 ocorrências envolvendo
postes já foram registradas. Essas colisões provocaram interrupção de energia
para 131.995 clientes.
Ainda no decorrer do ano, somente
na região de Presidente Prudente, foram registrados 181 acidentes de trânsito
envolvendo postes. As estatísticas acendem um alerta geral quanto à segurança
no trânsito. Além disso, essas ocorrências trouxeram outros prejuízos à
comunidade, uma vez que quase 47 mil clientes ficaram sem energia devido aos
danos que as colisões causaram ao sistema elétrico.
O gerente de Operação da Energisa
Sul-Sudeste, Anderson Rabelo Rosa, enfatiza a preocupação da concessionária
quanto às estatísticas e riscos desse tipo de acidente aos condutores e
passageiros de veículos, além da comunidade em geral.
“No que consiste ao nosso setor,
um dos problemas mais graves das colisões contra poste é o risco de choque
elétrico, ainda mais se houver o rompimento dos cabos de energia. Mesmo a rede
de distribuição da Energisa sendo equipada com tecnologia
de proteção para interromper o fornecimento de energia em situações como essas,
é sempre importante considerar a rede energizada e tomar medidas de precaução
neste tipo de situação”, explica Anderson.
O gerente reforça a importância
de a comunidade estar atenta e colocar em prática as orientações de segurança
em casos de acidentes: “Sempre frisamos: se o veículo atingiu um poste, os
ocupantes devem permanecer dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas,
aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá
realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança”,
detalha.
Já para as pessoas que
presenciarem o acidente, a orientação é manter a distância e acionar o socorro
imediatamente. “Às vezes, na ansiedade de ajudar quem está dentro do carro, as
pessoas podem tocar em um cabo rompido e sofrer um choque elétrico. Então, não
toque no veículo, chame a Energisa e o Corpo de Bombeiros que farão o socorro
de maneira adequada”, orienta.
Impacto no fornecimento
Como se não bastassem as
consequências física e emocionais aos envolvidos, os acidentes também causaram
outros prejuízos: a interrupção no fornecimento de energia para residências,
estabelecimentos comerciais e unidades de saúde situadas próximo aos locais das
ocorrências.
“A Energisa conta com
equipamentos modernos que permitem realizar manobras no sistema elétrico de
maneira remota (sem a necessidade de deslocamento de equipes) para minimizar os
impactos e restabelecer a energia de forma rápida para o maior número de clientes
possível. Mas, nem sempre é possível restabelecer todos de uma única vez,
devido à complexidade dos estragos”, explica Anderson.
Quase 47 mil clientes tiveram a
energia interrompida, ainda que por poucos minutos, em decorrência de batidas
em postes na região de Prudente. No entanto, parte desses clientes acabou sendo
impactada por mais tempo, para que os trabalhos na rede elétrica, incluindo
reparos ou substituição de equipamentos e postes, fossem executados com
segurança.
Serviço
A orientação da Energisa é que em
caso de urgência envolvendo a rede elétrica, a comunidade entre em contato
pelos canais de atendimento:
•
Aplicativo para celular Energisa On
•
Site www.energisa.com.br
•
Gisa (assistente virtual do Whatsapp): www.gisa.energisa.com.br
•
Call Center - 0800 70 10 326
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