segunda-feira, 2 de junho de 2025

Passageira é obrigada a remover maquiagem em aeroporto da China: 'Não se parece com a foto do passaporte'

Sistema de reconhecimento facial não identificou a mulher devido o excesso de cosméticos 

Por Extra — Xangai, China


Foto: Reprodução/Instagram (@wchinapost)

Entre os muitos requisitos para que a foto do passaporte chinês seja aceita, um deles é manter o rosto com expressão neutra e sem qualquer alteração nas características faciais. Mas o problema de uma passageira no aeroporto de Xangai não foi a imagem em si, e sim a comparação entre sua aparência e a foto no documento no momento do embarque. O sistema de reconhecimento facial não conseguiu identificá-la devido ao excesso de cosméticos.

Em um vídeo publicado no Instagram, a mulher aparece removendo a maquiagem com um lenço umedecido. As imagens mostram a passageira com o rosto sério enquanto uma pessoa — que se acredita ser um funcionário do aeroporto — a repreende:

— Limpe tudo até parecer com a foto do seu passaporte. Por que você fez essa maquiagem? Você está pedindo para ter problemas.


A publicação mostra a passageira removendo a maquiagem para poder embarcar no aeroporto na China — Foto: Reprodução/Instagram (@wchinapost)

A publicação alcançou mais de 600 mil visualizações e dividiu as opiniões dos internautas. Entre muitos emojis de risada, alguns lamentaram o ocorrido e questionaram se a maquiagem pode ou não atrapalhar o reconhecimento facial.

“A tecnologia não é boa o suficiente? Que desculpa esfarrapada. O problema é que a pessoa que disse isso falou com um tom de deboche, o que causa desconforto”, reclamou um usuário. Outro explicou como o sistema opera: “O reconhecimento facial na China é baseado em fotos, enquanto o do iPhone da Apple é um Face ID em 3D de verdade”.

Até o momento, não há informações se a mulher conseguiu ou não embarcar após o incidente. O vídeo termina antes de mostrar o desfecho da situação, e nenhuma atualização oficial foi divulgada.

Em março deste ano, Janaína Prazeres, a modelo eleita a “mulher perfeita” por um estudo da Playboy baseado em inteligência artificial, revelou que sua aparência causou transtornos em suas viagens. Em um voo dos Estados Unidos de volta ao Brasil, ela foi barrada pela imigração no Aeroporto Internacional de São Paulo porque sua foto não correspondia mais à aparência atual.

A situação durou 40 minutos, até que os agentes analisaram seus documentos e confirmaram sua identidade. Ao Globo, Janaína relatou ter ficado surpresa:

— Eu já esperava que, em algum momento, isso pudesse acontecer, porque minha aparência mudou muito ao longo dos anos. Mas, na hora, foi um susto, porque a gente nunca espera ser barrada no aeroporto sem ter feito nada de errado — relatou a modelo.

fonte:https://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário