quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Oeste Paulista concentra maior rebanho bovino de SP e vira eixo estratégico da pecuária nacional Região se prepara para receber, pelo terceiro ano consecutivo, a Feicorte, maior feira da cadeia da carne da América Latina. Lançamento oficial da edição de 2026 aconteceu nesta quinta-feira (27), em São Paulo.


 — Foto: TV TEM/Reprodução


Por TV TEM, g1 Presidente Prudente e Região
Com cerca de 1,6 a 1,7 milhão de cabeças de gado — quase 20% de todo o rebanho bovino do Estado de São Paulo —, o Oeste Paulista se consolida como um dos principais polos nacionais da pecuária de corte. Essa vocação histórica, aliada à integração logística com Paraná e Mato Grosso do Sul e ao alto volume de negócios, foi determinante para que Presidente Prudente sediasse a Feicorte 2026.
O lançamento oficial do evento ocorreu nesta quinta-feira (27), em São Paulo. A feira, que busca ampliar a presença internacional da cadeia da carne, está prevista para acontecer entre 23 e 26 de junho de 2026, no Recinto de Exposições Jacob Tosello.
Durante a abertura oficial da próxima edição, a presidente da Feicorte, Carla Tuccilio, lembrou o motivo da mudança para o Oeste Paulista após mais de uma década de intervalo do evento.
"É muito difícil hoje em dia fazer um evento com animais na cidade de São Paulo. Para se ter ideia, na última edição que fizemos em São Paulo, em 2013, nós colocamos 3 mil bois no Centro de Exposições Imigrantes. Então, a gente conseguiu retomar no Parque de Exposição de Prudente, que tem uma estrutura melhor para os animais, e fez todo o sentido irmos para lá, porque Prudente e Região é o local do estado de São Paulo que tem o maior número de cabeças de gado. Então ficou perfeita a mudança para o Oeste Paulista. Uma mudança boa para todos, pois em Prudente existe um ambiente muito favorável, com a participação de produtores de outros estados", explicou Carla.
A dirigente ainda relembrou que a retomada, iniciada em 2024, superou expectativas: "Retomamos ano passado em Presidente Prudente, num novo desafio, num novo espaço. Foram duas edições, 2024 e 2025, ótimas, superaram as expectativas, a gente dobrou o público, e hoje estamos aqui lançando a edição de 2026".
Novidades para 2026
A próxima edição, prevista para acontecer entre 23 e 26 de junho de 2026, deve contar com novidades no formato e nas atrações.
“Teremos uma corrida, a Feicorte Run, na qual além de incentivar o esporte, vamos incentivar o consumo da carne, levando mensagens da carne brasileira durante todo o percurso da corrida e os atletas poderão celebrar ao final da corrida com carne”, adiantou Carla.
Segundo ela, também estão previstas ativações digitais, novos leilões multirraças e ampliação das arenas de conteúdo com especialistas brasileiros e internacionais.
"A pecuária brasileira é muito importante para o país. Somos os maiores exportadores de carne bovina do mundo e, em breve, seremos os maiores produtores. Para tudo isso a gente tem que fomentar o setor, e a Feicorte funciona como uma ferramenta para isso, porque todos os elos da cadeia produtiva estão presentes, trocam ideias, fazem negócios... E isso faz com que o produtor evolua e a carne brasileira fique cada vez mais qualificada”, disse.
'Epicentro'
Para o secretário-executivo da Agricultura, Alberto Amorim, a escolha de Prudente reflete sua posição estratégica no mapa do agronegócio brasileiro.
"Representa geograficamente uma localização estratégica, porque ali tem a pecuária do Mato Grosso do Sul, do Paraná, de São Paulo, o crescimento e a retomada das atividades de pecuária no Pontal do Paranapanema, tem a ver com Prudente, Prudente é o epicentro de tudo isso", explicou Alberto.
O pecuarista e produtor rural ressaltou ainda a força da retomada após 10 anos de pausa: "Esse ano foi um grande sucesso. A concorrência de todas as associações de raça, pecuaristas do São Paulo, do Mato Grosso do Sul, do Paraná, e esperamos mais gente de outros estados ainda este ano".

Nenhum comentário:

Postar um comentário