sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Polícia Civil apreende centenas de cartões de benefícios sociais em operação contra agiotagem em Paraguaçu Paulista


Investigação mira esquema de usura e extorsão; mais de 200 cartões de crédito, Bolsa Família e Auxílio Emergencial foram encontrados na casa do suspeito.

Em uma ofensiva contra a prática de agiotagem e crimes financeiros, a Polícia Civil de São Paulo, por meio da Delegacia de Paraguaçu Paulista, deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (11) que resultou na apreensão de um vasto arsenal de documentos e cartões bancários em poder de um investigado.

A Apreensão

Após um trabalho de inteligência e coleta de provas preliminares, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito. No local, os policiais encontraram mais de 200 cartões de crédito em nome de terceiros, além de cartões do programa Bolsa Família e do Auxílio Emergencial.
Além dos plásticos, a equipe apreendeu uma grande quantidade de cheques e notas promissórias, que seriam utilizados para o controle das dívidas e cobranças.

Crimes Investigados

O indivíduo foi encaminhado à delegacia e inquirido no âmbito de um procedimento que apura:
Crime de Usura (Agiotagem): Tipificado no art. 4º da Lei 1.521/51.
Extorsão.
Lavagem de Dinheiro.

A retenção de cartões de benefícios sociais é uma prática comum em esquemas de agiotagem, onde o criminoso mantém o documento do devedor como "garantia", efetuando o saque do valor integral para abater juros abusivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário