quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Polícia Penal frustra entrada de drogas em sete presídios da região


APREENSÕES OCORRERAM ENTRE SÁBADO E DOMINGO EM UNIDADES DE FLÓRIDA PAULISTA, JUNQUEIRÓPOLIS, PRESIDENTE BERNARDES, PACAEMBU, LAVÍNIA E NOVA INDEPENDÊNCIA.
As revistas eletrônicas da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) resultou em uma série de flagrantes durante o último final de semana (07 e 08 de fevereiro). Ao menos sete mulheres, entre esposas e mães de detentos, foram detidas ao tentarem entrar em unidades prisionais da região portando substâncias entorpecentes escondidas no corpo.
Tecnologia de Escâner Corporal
Em todos os casos relatados, o uso do escâner corporal foi decisivo. O equipamento identificou imagens irregulares e inconsistentes com a anatomia humana, levando as equipes de Policiais Penais a questionarem as visitantes. Na maioria das abordagens, as mulheres confessaram espontaneamente o porte do material ilícito.
Resumo das Ocorrências
Unidade PrisionalVisitanteMaterial ApreendidoLocal do Esconderijo
Penitenciária de Flórida PaulistaEsposa98g de maconhaRegião pélvica
CPP de PacaembuEsposa131g de maconhaRegião pélvica
CDP de Nova IndependênciaEsposa84g de maconha, droga sintética e 8 comprimidosRegião pélvica
P. de Presidente BernardesMãePorção de maconhaRegião do tórax
Penitenciária II de LavíniaEsposa38g de maconhaRegião pélvica
Penitenciária III de LavíniaVisitante2g de maconha e 24g de cocaínaRegião pélvica
P. de JunqueirópolisEsposaPorção de maconhaRegião pélvica
Pacaembu e Nova Independência: Maiores Volumes
O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu registrou a maior apreensão individual de maconha, com 131 gramas da droga. Já no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Nova Independência, a diversidade de substâncias chamou a atenção: além da maconha, foram encontrados comprimidos e uma folha de papel com características de droga sintética (K4).
Consequências Jurídicas
Todas as visitantes foram encaminhadas às delegacias da Polícia Civil de suas respectivas áreas (como Adamantina, Andradina e Presidente Venceslau) para a lavratura do Boletim de Ocorrência por tráfico de drogas.
Além da prisão em flagrante das visitantes, os sentenciados que receberiam o material foram isolados preventivamente. As unidades prisionais instauraram Procedimentos de Apuração Disciplinar para investigar a participação dos detentos no planejamento da entrada dos entorpecentes. As mulheres detidas devem ser suspensas do rol de visitas, conforme o regimento da SAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário