Incêndio atinge área de vegetação no Residencial Nosaki, em Presidente Prudente
Foto 2: Robson Moreira/TV Fronteira
Um homem, de 50 anos, precisou ser socorrido, após inalar a fumaça provocada pelo incêndio, para receber atendimento médico em uma unidade de saúde.
Por Robson Moreira, Bárbara Munhoz e Rodrigo Marinelli, TV Fronteira e g1 Presidente Prudente
Um incêndio atingiu uma área de vegetação no Residencial Nosaki, na tarde desta quarta-feira (23), em Presidente Prudente (SP).
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados para conter o fogo no local.
De acordo com moradores do bairro, o incêndio começou por volta das 15h e se espalhou rapidamente, quase atingindo totalmente um caminhão e uma oficina mecânica.
A vítima, que precisou ser socorrida, inalou a fumaça enquanto retirava o caminhão de perto do incêndio. Uma pilha de pneus, que estava ao lado da oficina, ficou destruída.
As causas e circunstâncias que levaram ao início do fogo ainda serão apuradas.
Ao g1 o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Renato Gouvea, informou que as chamas foram totalmente controladas.
Susto
Maria Angela Terçariol Vicentin é moradora do bairro há 17 e disse ao g1 nunca ter visto um incêndio dessas proporções no local.
“Assim que eu percebi a fumaça, eu abri a janela de casa e vi que [o fogo] estava estalando, um estalo muito forte, tanto que eu saí correndo, peguei o carro, e dei a volta achando que era na rua de trás da minha casa. Foi quando eu percebi que o fogo estava no fundo do bairro, onde tem uma mata com bambus, e a gente correu. O susto foi grande”, relembrou.
Enquanto esperavam a chegada do Corpo de Bombeiros, os moradores tentaram conter as chamas ligando as mangueiras de suas casas.
“Os moradores começaram a agilizar, com mangueira, retirando as coisas de dentro de casa, porque ali tem depósito de caminhão, oficina… E a gente chamou os bombeiros, mas foram quase 50 minutos de espera e o fogo só aumentou”, disse Maria Angela.
Susto grande, também, para a moradora Juliana Bertoni, que reside no bairro há, pelo menos, 16 anos. Assim como Maria Angela, a moradora disse “nunca ter visto um incêndio desse porte e nem tão perto das casas como esse foi”.
“Eu estava vindo para casa e, a mais ou menos 400 metros, vi o fogo e dava para escutar o barulho de árvores e bambus estalando, muita fumaça e o fogo alto se alastrou muito rápido. Foi tenso! Todos tiraram os carros de perto e até saíram das casas, pois tinha risco de queimar tudo”, relatou ao g1.
Ainda de acordo com ela, as chamas que atingiram a área de mata são resultado do acúmulo de mato e da falta de limpeza constante no local.
“Sempre junta, bicho, dengue, entulhos e até bandido. Desde junho, ligo várias vezes na Prefeitura para reclamar. Eles dizem que vão anotar a minha reclamação e que irão limpar”, afirmou ao g1.
Posicionamento
Em nota ao g1 na tarde desta quarta-feira (23), a Prefeitura de Presidente Prudente informou que realiza a conservação constante das áreas e parques públicos da cidade.
“No entanto, por se tratar de um número considerável de terrenos, a administração municipal, por meio das equipes de zeladoria, divide a cidade em setores e define cronogramas para que possa contemplar todo o perímetro urbano”, informou.
O Poder Público ainda reforçou que o descarte de lixo ou entulho em áreas públicas é crime ambiental e causa diversos transtornos ambientais, sociais e de saúde à população.

Nenhum comentário:
Postar um comentário