sábado, 6 de junho de 2026
sexta-feira, 5 de junho de 2026
Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar em Presidente Prudente
Uma ação da Polícia Militar resultou na prisão em flagrante de um homem suspeito de tráfico de drogas na noite desta terça-feira (2), em Presidente Prudente. A ocorrência foi registrada em uma região já conhecida pelas autoridades por denúncias relacionadas ao comércio ilegal de entorpecentes.
De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais realizavam patrulhamento preventivo quando observaram uma motocicleta parada em frente a uma residência. No local, um homem conversava com outro indivíduo que estava no portão do imóvel. Ao perceberem a aproximação da viatura, os suspeitos demonstraram nervosismo e um deles correu para o interior da casa.
Durante a abordagem e as buscas realizadas no imóvel, os policiais localizaram três porções de maconha, totalizando pouco mais de 300 gramas da droga. Também foram apreendidos diversos materiais normalmente associados à preparação e fracionamento de entorpecentes para comercialização, entre eles uma balança de precisão, faca, tesouras e plástico filme.
Além dos objetos encontrados, aparelhos celulares foram recolhidos para investigação. A polícia também apreendeu uma pequena quantia em dinheiro e uma porção de maconha que estava com um segundo envolvido.
Segundo o registro policial, o homem abordado na motocicleta relatou que havia ido ao local com a intenção de adquirir droga para consumo próprio. Após análise inicial da autoridade policial, ele foi liberado e deverá responder conforme a legislação vigente relacionada ao porte de entorpecente para uso pessoal.
Já o morador da residência foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. A Polícia Civil considerou que os elementos reunidos durante a ocorrência apontam para a prática de comercialização de entorpecentes, especialmente pela quantidade de droga apreendida, pelos materiais encontrados e pelas circunstâncias da abordagem.
A substância apreendida foi submetida a exame preliminar, que confirmou tratar-se de maconha. O suspeito permaneceu à disposição da Justiça, enquanto a Polícia Civil solicitou a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva e também requereu autorização judicial para análise do conteúdo dos aparelhos celulares apreendidos.
Adelino Cabeleireiro pede ampliação da rede credenciada do vale-alimentação e limpeza em área próxima à residência terapêutica
O vereador Adelino Cabeleireiro (PODEMOS) apresentou, durante sessão da Câmara Municipal, um requerimento solicitando à administração municipal informações sobre a possibilidade de ampliar a rede credenciada do vale-alimentação dos servidores públicos municipais.
Segundo o parlamentar, atualmente o benefício possui aceitação limitada a poucos estabelecimentos conveniados, o que reduz as opções de compra dos funcionários públicos.
Na tribuna, Adelino explicou que o pedido busca oferecer mais alternativas aos servidores, permitindo maior liberdade de escolha na utilização do benefício e mais possibilidades de compra.
O vereador citou como exemplo o sistema utilizado pelos funcionários da Câmara Municipal, que, segundo ele, permite compras em diferentes cidades e até fora do Estado de São Paulo.
Além do requerimento, Adelino Cabeleireiro também chamou atenção para uma situação observada nas proximidades da residência terapêutica localizada ao lado da AMB.
De acordo com o vereador, durante uma visita ao local, ele encontrou mato alto ao lado da unidade, situação que, segundo ele, gera preocupação diante da presença de focos de dengue registrados no município.
O parlamentar solicitou providências ao setor responsável para que seja feita a limpeza da área. Caso o terreno não seja de responsabilidade do município, pediu que o proprietário seja notificado para realizar o serviço.
“Não adianta trazer foto aqui. O intuito é cobrar e resolver essa situação com a administração”, afirmou o vereador durante seu pronunciamento.
Ao finalizar sua fala, Adelino disse esperar que as demandas apresentadas sejam atendidas pelos setores competentes.
Vereador Rodrigo Monteiro cobra entrega de medicamentos em Presidente Venceslau e critica deslocamento mensal de pacientes a Prudente
Durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, o
vereador Rodrigo Monteiro (PSDB) voltou a cobrar uma solução para a entrega de
medicamentos de alto custo e de uso contínuo aos moradores de Presidente
Venceslau, tema que, segundo ele, vem sendo defendido desde o ano passado.
Ao iniciar sua fala, o parlamentar afirmou que tem sido
procurado constantemente por munícipes que, mensalmente, precisam se deslocar
até Presidente Prudente para retirar medicamentos distribuídos em unidades
estaduais, como a farmácia localizada ao lado do AME e a Diretoria Regional de
Saúde (DRS).
Segundo o vereador, a situação tem gerado dificuldades
financeiras e prejuízos à rotina de trabalho de diversos pacientes.
“Uma ida a Presidente Prudente hoje gira em torno de
aproximadamente R$ 100 entre combustível e pedágio. Além disso, a pessoa
precisa faltar no serviço, perder horas entre deslocamento, fila e retorno. No
fim do mês, esse cidadão acaba tendo um prejuízo equivalente ao valor de uma
cesta básica ou até mais”, declarou.
Rodrigo Monteiro destacou ainda que diversos municípios da
região já realizam a retirada dos medicamentos diretamente em Presidente
Prudente e posteriormente fazem a distribuição local aos pacientes.
Entre as cidades citadas pelo vereador estão Alfredo Marcondes,
Santo Anastácio, Piquerobi e Presidente Bernardes.
De acordo com o parlamentar, a medida poderia ser adotada em
Presidente Venceslau sem grande impacto operacional, considerando que veículos
da administração municipal realizam deslocamentos frequentes para Presidente
Prudente.
“O que custa entregar uma planilha de medicamentos para um
dos veículos que já vai praticamente todos os dias para Presidente Prudente e
solicitar que passe nesses órgãos para retirar os medicamentos e trazer para os
moradores daqui?”, questionou.
Durante o pronunciamento, o vereador também comparou a
situação à realização de investimentos e eventos anunciados pelo município,
afirmando que a administração tem divulgado recursos destinados a obras,
reformas e festividades, enquanto pacientes continuam enfrentando dificuldades
para obter medicamentos essenciais.
Rodrigo Monteiro enfatizou que, embora reconheça não se
tratar de uma obrigação legal direta da prefeitura, considera a iniciativa uma
responsabilidade de caráter humano e moral.
“Não estou dizendo que seja obrigação legal da prefeitura
buscar esses medicamentos, mas afirmo com toda certeza que é uma obrigação
moral”, afirmou.
O pronunciamento contou ainda com aparte parlamentar,
reforçando o caráter humanitário da reivindicação. Na manifestação, foi
destacado que o debate envolve a necessidade de humanização da gestão pública e
de priorização das pessoas diante das dificuldades enfrentadas pela população.
Em tom enfático, o vereador rejeitou alternativas como o
simples transporte de pacientes por ambulância para retirada dos medicamentos,
argumentando que muitos usuários precisam conciliar o tratamento com suas
jornadas de trabalho.
Ao encerrar sua fala, Rodrigo Monteiro afirmou que
continuará cobrando providências sobre o tema nas sessões da Câmara até que
haja uma resposta concreta da administração municipal.
“Vou continuar falando sessão após sessão até que a prefeita
Bárbara Vilches possa olhar para a população que mais precisa”, concluiu o
parlamentar.
Centro Oeste Seguros
Nossos esforços estão voltados para assegurar através de oferta de produtos e serviços desenvolvidos de acordo com a necessidade específica de cada segmento, dando destaque ao Seguro Automóvel, Empresarial, Residencial"

Polícia Militar prende autor de homicídio em Rosana após morte de vítima ferida em ataque
A Polícia Militar prendeu, na quinta-feira (4), o autor de um homicídio ocorrido no distrito de Primavera, município de Rosana. A ação foi realizada por equipes da 3ª Companhia do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior.
De acordo com a corporação, os policiais realizavam patrulhamento pela região central do distrito quando receberam informações sobre a identidade e o possível paradeiro de um suspeito envolvido em uma tentativa de homicídio registrada anteriormente.
Enquanto as equipes realizavam as diligências, foi confirmado que a vítima, que permanecia internada em atendimento médico, não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã de quinta-feira. Com a confirmação do óbito, o caso passou a ser tratado como homicídio consumado.
Os policiais localizaram o suspeito na Avenida dos Barrageiros e realizaram a abordagem. Segundo a Polícia Militar, durante a ação o homem confessou a autoria do crime.
A ocorrência foi encaminhada ao 1º Distrito Policial de Primavera, onde a autoridade policial ratificou a prisão em flagrante. O suspeito permaneceu detido e ficou à disposição da Justiça.
As circunstâncias e a motivação do crime seguem sendo investigadas pela Polícia Civil.
Wilson Hirakawa pede atenção para iluminação no Jardim Iguatemi e cobra informações sobre EPIs de agentes de endemias
O vereador Wilson Hirakawa (PSDB) falou sobre iluminação
pública e saúde durante sessão da Câmara Municipal.
Na tribuna, o parlamentar comentou sobre a força-tarefa
realizada pelo município para troca de luminárias e disse que diversos pedidos
feitos por seu gabinete foram atendidos dentro do trabalho executado.
Por outro lado, Wilson chamou atenção para a situação do
Jardim Iguatemi. Segundo ele, ao passar pelo bairro no período da noite,
encontrou vários pontos sem iluminação.
“Fui no Iguatemi dar um passeio à noite e contei 29 lâmpadas
queimadas no bairro”, afirmou o vereador, sugerindo uma vistoria do setor
responsável no local.
Outro assunto abordado por Wilson Hirakawa foi o
Requerimento nº 318, encaminhado à secretária municipal de Saúde, Leonir, sobre
o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos agentes de
endemias.
O vereador informou que recebeu resposta da Secretaria de Saúde
e disse que os esclarecimentos enviados tratavam dos equipamentos entregues aos
agentes de nebulização, incluindo camisetas, blusão, calça, avental, boné
árabe, viseira, botas, luvas, máscara respiratória e outros itens.
No entanto, Wilson explicou que seu questionamento era
voltado aos agentes de campo, profissionais que realizam visitas nas
residências, orientações à população e fiscalização de possíveis focos de
doenças.
“É para esse agente que eu pergunto o que foi fornecido
neste ano de 2026”, declarou.
O vereador afirmou que pretende apresentar um novo
requerimento solicitando informações específicas sobre os materiais
disponibilizados aos agentes de campo.
Vereadora Silvana Emerich (PP) destaca viagem oficial, conquista de emenda de R$ 500 mil e avanços em demandas do município
Durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, a
vereadora Silvana Emerich (PP) apresentou um balanço da viagem oficial
realizada entre os dias 27 e 28 de maio, em São Paulo, onde participou de
reuniões com lideranças políticas e órgãos estaduais em busca de investimentos
e melhorias para o município.
Entre os principais resultados da agenda, a parlamentar
anunciou o recebimento oficial de R$ 500 mil em emenda parlamentar destinada ao
município pelo deputado Coronel Telhada, do Partido Progressista (PP), legenda
da vereadora, da prefeita Bárbara, de Afonso Jeremias e Geminho.
Na oportunidade, Silvana também protocolou novos pedidos de
recursos. Um deles voltado à reforma do parquinho da Praça Nicolino Rondó,
incluindo manutenção estrutural e implantação de brinquedos sensoriais
destinados às crianças.
Outra solicitação apresentada refere-se à melhoria do acesso
ao ETEC, área que, segundo a vereadora, registra grande movimentação há cerca
de dois anos. A proposta prevê obras de infraestrutura na via para melhorar o
fluxo de veículos e ampliar a segurança dos usuários.
A parlamentar também solicitou uma moção de reconhecimento
junto à Assembleia Legislativa aos profissionais envolvidos na Operação Vérnix,
incluindo equipes da Polícia Penal, Polícia Civil, Ministério Público e demais
instituições participantes da ação, que ganhou repercussão nacional e
internacional.
Durante a viagem, Silvana Emerich esteve ainda na DER, em
reunião com o superintendente doutor Sérgio Codelo, tratando de demandas
importantes do município. O principal pedido foi a realização emergencial de
obras no acesso à Marabá Paulista, trecho que apresenta problemas estruturais e
vem causando transtornos aos moradores, produtores e usuários da região.
Segundo a vereadora, o órgão estadual indicou previsão de
aproximadamente 30 dias para início dos procedimentos relacionados à
recuperação da via.
A agenda também incluiu a discussão sobre a municipalização
das vias que ligam a região central aos bairros Ipanema e Petrona,
reivindicação antiga da população local. De acordo com a parlamentar, o
processo, iniciado em 2021, recebeu novo encaminhamento e pode avançar nas
próximas semanas.
Ainda segundo Silvana, o responsável pela área sinalizou
prazo entre 30 e 40 dias para análise final do processo.
Também foram discutidas melhorias na região da CECAP e no
trecho da SP-563, próximo à divisa municipal, com previsão de serviços de
manutenção viária.
Encerrando sua fala, a vereadora destacou a participação na
Expo 2026, evento em que a prefeita Bárbara apresentou experiências do
município relacionadas ao protagonismo feminino nas políticas públicas, com
ênfase nas ações de acolhimento e proteção às mulheres em situação de violência
e vulnerabilidade.
Vereador Fagner Santos (Novo) anuncia R$ 100 mil para auxiliar reforma do pronto-socorro municipal
Durante uso da tribuna na sessão da Câmara Municipal, o vereador Fagner Santos (Novo) anunciou a destinação de R$ 100 mil para contribuir com a reforma do pronto-socorro do município.
Em sua fala, o parlamentar cumprimentou o presidente da
Casa, vereadores, vereadoras, população presente, ouvintes e internautas que
acompanham a sessão pelo YouTube.
Fagner relatou que, no início do ano, conversou com o Ghizzi
para entender as principais demandas do município. Entre os assuntos debatidos,
esteve a necessidade da reforma do pronto-socorro, considerada uma obra de
grande importância para melhorar a estrutura da saúde pública.
Segundo o vereador, após conversar com o assessor do
deputado Fausto Pinato, foi possível viabilizar apoio para a iniciativa. Na sessão,
ele oficializou o anúncio do recurso.
“Hoje estamos aqui para anunciar que R$ 100 mil serão
enviados para auxiliar na reforma do pronto-socorro”, destacou o vereador.
O parlamentar ainda apresentou uma mensagem em vídeo com
agradecimentos ao deputado Fausto Pinato, reconhecendo o apoio constante
destinado ao município e ressaltando a importância do investimento para tornar
o pronto-socorro mais eficiente, moderno e acolhedor para a população.
Fagner Santos agradeceu o envio do recurso e reforçou a importância
da busca contínua por investimentos públicos voltados à melhoria do atendimento
em saúde.
“Esse apoio contribuirá para que o nosso pronto-socorro
possa oferecer um serviço cada vez melhor à nossa população”, concluiu.
PRESIDENTE DA CÂMARA AFONSO DE CARVALHO (PP) DESTACA MELHORIAS NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA, VALORIZA CULTURA EM MOVIMENTO E INCENTIVA PARTICIPAÇÃO NAS FESTIVIDADES DE JUNHO
Durante a sessão da Câmara Municipal de Presidente Venceslau, o vereador e presidente da Casa, Afonso de Carvalho (PP), utilizou a tribuna para destacar ações na área de iluminação pública, elogiar projetos culturais e incentivar a população a participar das atividades programadas para o mês de junho.
O parlamentar iniciou sua fala agradecendo ao secretário municipal de Obras, Heron, pelo trabalho realizado no setor de iluminação pública. Segundo Afonso, apesar das reclamações frequentes relacionadas às lâmpadas queimadas, a administração municipal vem trabalhando para atender as demandas registradas pela população.
De acordo com o presidente da Câmara, somente na última semana foram substituídas mais de 150 lâmpadas em diferentes pontos da cidade, atendendo solicitações encaminhadas por meio da ouvidoria municipal. Ele ressaltou que o serviço exige planejamento, equipamentos específicos e tempo de execução devido à complexidade operacional envolvida em cada troca.
Afonso também destacou a importância da ouvidoria como canal de atendimento às reivindicações dos munícipes, afirmando que o mecanismo tem apresentado resultados positivos especialmente na área de iluminação.
Na sequência, o presidente declarou apoio às manifestações apresentadas anteriormente pelo vereador Jeremias da Silva (PP) sobre o avanço das atividades esportivas e o projeto Cultura em Movimento, realizado recentemente na Vila Luísa.
Segundo ele, o evento evidenciou o entusiasmo da comunidade e a forte participação popular, reforçando a necessidade de continuidade da iniciativa. O vereador informou, inclusive, a intenção de destinar apoio por meio de verba parlamentar para fortalecer o projeto nos próximos anos.
Afonso de Carvalho ressaltou ainda a valorização dos artistas locais, músicos, comerciantes e trabalhadores da alimentação envolvidos nas atividades culturais, destacando os reflexos positivos na economia local e na promoção da cultura venceslauense.
Ao encerrar sua participação, o presidente da Câmara convidou a população a prestigiar as atividades previstas para o mês de junho em Presidente Venceslau, entre elas a Feira da Lua, o Cultura em Movimento e as tradicionais festas juninas promovidas por bairros, clubes e escolas.
Operação “Cerco Central” prende cinco pessoas e apreende mais de 8 quilos de drogas em Martinópolis
Uma grande operação policial realizada na manhã desta terça-feira (2) resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão de grande quantidade de drogas, arma de fogo e materiais relacionados ao tráfico em Martinópolis. A ação, denominada “Cerco Central”, foi coordenada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo com apoio da Polícia Militar.
A operação teve como foco o combate ao tráfico de drogas no município e cumpriu sete mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça durante uma investigação em andamento. Os alvos estavam concentrados principalmente na Rua Central, apontada pelas autoridades como um dos principais pontos de atuação de pessoas ligadas ao comércio ilegal de entorpecentes na cidade.
Para a execução da operação, cerca de 30 policiais civis foram mobilizados, incluindo equipes especializadas do Grupo de Operações Especiais (GOE) e policiais da área da Delegacia Seccional. A ação contou ainda com o apoio de um veículo blindado. A Polícia Militar participou da operação com sete policiais e equipes do Canil do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), que utilizaram cães farejadores durante as buscas.
As equipes iniciaram os trabalhos ainda nas primeiras horas da manhã, após uma reunião operacional realizada na Delegacia de Polícia de Indiana, que serviu como base para o planejamento e deslocamento dos policiais.
Durante o cumprimento dos mandados, os agentes apreenderam aproximadamente 8,2 quilos de maconha, 395 gramas de cocaína e 157 gramas de crack. Também foram localizados nove aparelhos celulares, uma balança de precisão, embalagens plásticas utilizadas para o fracionamento e comercialização de drogas, além de R$ 958 em dinheiro.
Os policiais ainda apreenderam um revólver calibre 38, reforçando os indícios da atuação de grupos criminosos ligados ao tráfico de entorpecentes na região.
Os cinco suspeitos detidos foram encaminhados às unidades policiais responsáveis, onde permaneceram à disposição da Justiça. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros envolvidos e aprofundar o mapeamento das atividades criminosas apuradas durante a operação.
Segundo a Polícia Civil, a Operação “Cerco Central” representa mais uma etapa das ações permanentes de enfrentamento ao tráfico de drogas e à criminalidade organizada na região de Martinópolis.
VEREADOR TUFY NICOLAU JUNIOR (PSD) COBRA LIMPEZA EM ÁREA PÚBLICA, DESTINO DE MATERIAIS ESCOLARES E ESCLARECIMENTOS SOBRE REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA PARA PAIS DE AUTISTAS
VEREADOR JEREMIAS DA SILVA (PP) DESTACA OBRAS, CULTURA E ESPORTE EM PRESIDENTE VENCESLAU
Durante a sessão da Câmara Municipal de Presidente Venceslau, o vereador Jeremias da Silva (PP) utilizou a tribuna para destacar ações nas áreas de infraestrutura, cultura e esporte desenvolvidas no município.
O parlamentar iniciou sua fala agradecendo à administração municipal pela realização de um trecho de calçamento na Rua Manoel Paulino, no Jardim Nova Ipanema. Segundo ele, moradores da região aguardavam a melhoria há muitos anos, em um bairro que enfrenta carências estruturais desde sua implantação.
Jeremias agradeceu o atendimento da solicitação feita por seu gabinete, reconhecendo o trabalho da prefeita Bárbara, do secretário Patrício, do chefe de governo André Barbosa e dos demais secretários municipais pelo apoio às demandas apresentadas.
O vereador também parabenizou a realização do projeto “Cultura em Movimento”, promovido recentemente na Vila Luísa. Ele destacou a importância da iniciativa em levar cultura, música, artesanato, gastronomia e entretenimento para diferentes regiões da cidade, citando ações já realizadas em bairros como Residencial da Five, Morada do Sol e Vila Coimbra.
Na área esportiva, Jeremias destacou o sucesso do torneio de futevôlei realizado no último final de semana, reunindo cerca de 20 duplas de Presidente Venceslau e municípios da região, como Presidente Epitácio, Santo Anastácio e Presidente Prudente.
Outro ponto abordado foi o torneio de basquete 3x3, promovido pela CERT, com participação de 11 equipes, incluindo representantes de outras cidades, além de atividades esportivas voltadas às categorias de base.
Finalizando o pronunciamento, o vereador anunciou a realização da Copa Unipontal de Futsal, prevista para o próximo fim de semana em Presidente Venceslau. A competição deverá reunir mais de 80 atletas locais nas categorias sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15, envolvendo projetos esportivos desenvolvidos no município.
Ao encerrar sua fala, Jeremias afirmou que Presidente Venceslau continua avançando por meio de ações voltadas ao desenvolvimento, integração social, esporte e cultura.
Grêmio Prudente é superado pelo Palmeiras no Paulista Sub-20 em Presidente Prudente
(Foto: Pedro Nascimento/Palmeiras/by Canon)
O Grêmio Prudente foi derrotado pelo Palmeiras por 2 a 0 na tarde desta quinta-feira (4), em partida válida pela segunda rodada da primeira fase do Campeonato Paulista Sub-20 Série A 2026. O confronto foi disputado no Estádio Paulo Constantino, o Prudentão, em Presidente Prudente.
A equipe visitante construiu a vitória com dois gols do atacante Juan Gabriel, destaque da partida. O primeiro foi marcado aos 32 minutos do primeiro tempo, após uma jogada em velocidade. Já na etapa complementar, aos 27 minutos, o jogador voltou a balançar as redes e definiu o placar para o Verdão.
Apesar do apoio da torcida em sua estreia como mandante na competição, o Grêmio Prudente encontrou dificuldades diante de um adversário tradicional nas categorias de base do futebol paulista. O Palmeiras mostrou eficiência nas oportunidades criadas e soube controlar o jogo após abrir vantagem no marcador.
Com o resultado, o Palmeiras soma seus primeiros três pontos na competição e se posiciona entre os primeiros colocados de seu grupo. Já o Grêmio Prudente segue em busca da primeira vitória para ganhar posições na tabela e fortalecer a campanha na fase inicial do campeonato.
A competição reúne algumas das principais equipes de base do Estado de São Paulo e é considerada uma importante vitrine para jovens atletas em formação. O Grêmio Prudente volta suas atenções para a próxima rodada, quando tentará a recuperação diante de seu torcedor e a conquista de pontos importantes na luta pela classificação à sequência do torneio.
Foto: Magnific
Por João Assad fonte: O Extra
O vinagre e o bicarbonato de sódio não funcionam para eliminar bactérias ou neutralizar agrotóxicos em vegetais. A biomédica Luiza Camila, professora na UniFacens, alerta que o vinagre é apenas um tempero e não tem potencial de sanitização. Embora o ácido acético purificado purifique máquinas industriais, no vinagre doméstico ele está em uma concentração fraca demais para agir contra microrganismos.
- Água corrente sozinha: Remove apenas a sujeira visível, mas não elimina microrganismos invisíveis a olho nu.
- Detergente e sabão: Não devem ser usados, pois penetram nas irregularidades e "furinhos" das cascas de frutas como limão e laranja.
- Lavar carnes e ovos: Nunca faça isso. A água espalha bactérias e gera um alto risco de contaminação cruzada pela bancada da cozinha. Apenas o cozimento correto mata as bactérias dessas proteínas.
- Lave as mãos: Esfregue bem as mãos com água e sabão antes de tocar em qualquer alimento.
- Prepare a solução: Misture 1 colher de sopa (15ml) de água sanitária para cada 1 litro de água.
- Deixe de molho: Mergulhe os vegetais completamente na mistura por 10 a 15 minutos.
- Enxágue: Retire os alimentos da solução e passe-os por água limpa corrente
TRE-SP mantém cassação dos mandatos de prefeito e vice de Martinópolis
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) manteve a decisão que determina a cassação dos mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Martinópolis, em julgamento realizado nesta semana. A Corte Eleitoral entendeu que houve abuso de poder político durante o processo eleitoral de 2024, confirmando a sentença proferida em primeira instância.
O caso teve origem em uma ação que apontou suposta utilização da máquina pública em benefício eleitoral. Entre os fatos analisados pela Justiça Eleitoral estão a apresentação de um projeto de lei relacionado à reestruturação de cargos da administração municipal em período próximo às eleições e a disponibilização de transporte gratuito para moradores de um distrito do município nos dias que antecederam a votação.
Durante o julgamento do recurso, o relator do processo já havia se manifestado pela manutenção da cassação, entendendo que ficaram caracterizadas irregularidades capazes de comprometer a igualdade de condições entre os candidatos que disputaram o pleito municipal. O entendimento acabou prevalecendo no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral.
Além da perda dos mandatos, a decisão também mantém consequências eleitorais previstas na legislação para casos de abuso de poder político. Ainda cabem recursos às instâncias superiores da Justiça Eleitoral, incluindo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A decisão gera impacto direto na administração municipal e abre caminho para os procedimentos que serão definidos pela Justiça Eleitoral para a condução do Executivo de Martinópolis. Dependendo do trânsito processual e das futuras decisões judiciais, o município poderá ter mudanças na chefia do Poder Executivo ou até mesmo a realização de uma nova eleição suplementar.
O julgamento reforça o entendimento da Justiça Eleitoral sobre a necessidade de observância rigorosa das regras que garantem a igualdade entre candidatos durante as campanhas, especialmente no que se refere ao uso da estrutura pública e de atos administrativos que possam influenciar a vontade do eleitorado.






.png)

.png)
.jpeg)

.png)


.png)

.png)
.jpeg)
.png)

.jpeg)
.jpeg)



.png)

.png)

