sexta-feira, 5 de junho de 2026

Lojão do Amigo Bonfim

 

Farmais - Presidente Venceslau WhatsApp 32729200

 

Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar em Presidente Prudente

 



Uma ação da Polícia Militar resultou na prisão em flagrante de um homem suspeito de tráfico de drogas na noite desta terça-feira (2), em Presidente Prudente. A ocorrência foi registrada em uma região já conhecida pelas autoridades por denúncias relacionadas ao comércio ilegal de entorpecentes.

De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais realizavam patrulhamento preventivo quando observaram uma motocicleta parada em frente a uma residência. No local, um homem conversava com outro indivíduo que estava no portão do imóvel. Ao perceberem a aproximação da viatura, os suspeitos demonstraram nervosismo e um deles correu para o interior da casa.

Durante a abordagem e as buscas realizadas no imóvel, os policiais localizaram três porções de maconha, totalizando pouco mais de 300 gramas da droga. Também foram apreendidos diversos materiais normalmente associados à preparação e fracionamento de entorpecentes para comercialização, entre eles uma balança de precisão, faca, tesouras e plástico filme.

Além dos objetos encontrados, aparelhos celulares foram recolhidos para investigação. A polícia também apreendeu uma pequena quantia em dinheiro e uma porção de maconha que estava com um segundo envolvido.

Segundo o registro policial, o homem abordado na motocicleta relatou que havia ido ao local com a intenção de adquirir droga para consumo próprio. Após análise inicial da autoridade policial, ele foi liberado e deverá responder conforme a legislação vigente relacionada ao porte de entorpecente para uso pessoal.

Já o morador da residência foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. A Polícia Civil considerou que os elementos reunidos durante a ocorrência apontam para a prática de comercialização de entorpecentes, especialmente pela quantidade de droga apreendida, pelos materiais encontrados e pelas circunstâncias da abordagem.

A substância apreendida foi submetida a exame preliminar, que confirmou tratar-se de maconha. O suspeito permaneceu à disposição da Justiça, enquanto a Polícia Civil solicitou a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva e também requereu autorização judicial para análise do conteúdo dos aparelhos celulares apreendidos.

Eletro Força Ferramentas

 

Lojão do Amigo Bonfim

 

🏗️ Vai construir ou reformar? Então você precisa conhecer o Depósito Presidente! Oferecemos qualidade, preço justo e atendimento especializado para garantir que sua obra seja um sucesso! 🔨💙

 

Adelino Cabeleireiro pede ampliação da rede credenciada do vale-alimentação e limpeza em área próxima à residência terapêutica


O vereador Adelino Cabeleireiro (PODEMOS) apresentou, durante sessão da Câmara Municipal, um requerimento solicitando à administração municipal informações sobre a possibilidade de ampliar a rede credenciada do vale-alimentação dos servidores públicos municipais.

Segundo o parlamentar, atualmente o benefício possui aceitação limitada a poucos estabelecimentos conveniados, o que reduz as opções de compra dos funcionários públicos.

Na tribuna, Adelino explicou que o pedido busca oferecer mais alternativas aos servidores, permitindo maior liberdade de escolha na utilização do benefício e mais possibilidades de compra.

O vereador citou como exemplo o sistema utilizado pelos funcionários da Câmara Municipal, que, segundo ele, permite compras em diferentes cidades e até fora do Estado de São Paulo.

Além do requerimento, Adelino Cabeleireiro também chamou atenção para uma situação observada nas proximidades da residência terapêutica localizada ao lado da AMB.

De acordo com o vereador, durante uma visita ao local, ele encontrou mato alto ao lado da unidade, situação que, segundo ele, gera preocupação diante da presença de focos de dengue registrados no município.

O parlamentar solicitou providências ao setor responsável para que seja feita a limpeza da área. Caso o terreno não seja de responsabilidade do município, pediu que o proprietário seja notificado para realizar o serviço.

“Não adianta trazer foto aqui. O intuito é cobrar e resolver essa situação com a administração”, afirmou o vereador durante seu pronunciamento.

Ao finalizar sua fala, Adelino disse esperar que as demandas apresentadas sejam atendidas pelos setores competentes.

BDM Digital - bdmercantil.com.br

 

Vereador Rodrigo Monteiro cobra entrega de medicamentos em Presidente Venceslau e critica deslocamento mensal de pacientes a Prudente



Durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, o vereador Rodrigo Monteiro (PSDB) voltou a cobrar uma solução para a entrega de medicamentos de alto custo e de uso contínuo aos moradores de Presidente Venceslau, tema que, segundo ele, vem sendo defendido desde o ano passado.

Ao iniciar sua fala, o parlamentar afirmou que tem sido procurado constantemente por munícipes que, mensalmente, precisam se deslocar até Presidente Prudente para retirar medicamentos distribuídos em unidades estaduais, como a farmácia localizada ao lado do AME e a Diretoria Regional de Saúde (DRS).

Segundo o vereador, a situação tem gerado dificuldades financeiras e prejuízos à rotina de trabalho de diversos pacientes.

“Uma ida a Presidente Prudente hoje gira em torno de aproximadamente R$ 100 entre combustível e pedágio. Além disso, a pessoa precisa faltar no serviço, perder horas entre deslocamento, fila e retorno. No fim do mês, esse cidadão acaba tendo um prejuízo equivalente ao valor de uma cesta básica ou até mais”, declarou.

Rodrigo Monteiro destacou ainda que diversos municípios da região já realizam a retirada dos medicamentos diretamente em Presidente Prudente e posteriormente fazem a distribuição local aos pacientes.

Entre as cidades citadas pelo vereador estão Alfredo Marcondes, Santo Anastácio, Piquerobi e Presidente Bernardes.

De acordo com o parlamentar, a medida poderia ser adotada em Presidente Venceslau sem grande impacto operacional, considerando que veículos da administração municipal realizam deslocamentos frequentes para Presidente Prudente.

“O que custa entregar uma planilha de medicamentos para um dos veículos que já vai praticamente todos os dias para Presidente Prudente e solicitar que passe nesses órgãos para retirar os medicamentos e trazer para os moradores daqui?”, questionou.

Durante o pronunciamento, o vereador também comparou a situação à realização de investimentos e eventos anunciados pelo município, afirmando que a administração tem divulgado recursos destinados a obras, reformas e festividades, enquanto pacientes continuam enfrentando dificuldades para obter medicamentos essenciais.

Rodrigo Monteiro enfatizou que, embora reconheça não se tratar de uma obrigação legal direta da prefeitura, considera a iniciativa uma responsabilidade de caráter humano e moral.

“Não estou dizendo que seja obrigação legal da prefeitura buscar esses medicamentos, mas afirmo com toda certeza que é uma obrigação moral”, afirmou.

O pronunciamento contou ainda com aparte parlamentar, reforçando o caráter humanitário da reivindicação. Na manifestação, foi destacado que o debate envolve a necessidade de humanização da gestão pública e de priorização das pessoas diante das dificuldades enfrentadas pela população.

 

Em tom enfático, o vereador rejeitou alternativas como o simples transporte de pacientes por ambulância para retirada dos medicamentos, argumentando que muitos usuários precisam conciliar o tratamento com suas jornadas de trabalho.

Ao encerrar sua fala, Rodrigo Monteiro afirmou que continuará cobrando providências sobre o tema nas sessões da Câmara até que haja uma resposta concreta da administração municipal.

“Vou continuar falando sessão após sessão até que a prefeita Bárbara Vilches possa olhar para a população que mais precisa”, concluiu o parlamentar.

Centro Oeste Seguros

Nossos esforços estão voltados para assegurar através de oferta de produtos e serviços desenvolvidos de acordo com a necessidade específica de cada segmento, dando destaque ao Seguro Automóvel, Empresarial, Residencial"

 

Eletro Força Ferramentas

 

Polícia Militar prende autor de homicídio em Rosana após morte de vítima ferida em ataque



A Polícia Militar prendeu, na quinta-feira (4), o autor de um homicídio ocorrido no distrito de Primavera, município de Rosana. A ação foi realizada por equipes da 3ª Companhia do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior.

De acordo com a corporação, os policiais realizavam patrulhamento pela região central do distrito quando receberam informações sobre a identidade e o possível paradeiro de um suspeito envolvido em uma tentativa de homicídio registrada anteriormente.

Enquanto as equipes realizavam as diligências, foi confirmado que a vítima, que permanecia internada em atendimento médico, não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã de quinta-feira. Com a confirmação do óbito, o caso passou a ser tratado como homicídio consumado.

Os policiais localizaram o suspeito na Avenida dos Barrageiros e realizaram a abordagem. Segundo a Polícia Militar, durante a ação o homem confessou a autoria do crime.

A ocorrência foi encaminhada ao 1º Distrito Policial de Primavera, onde a autoridade policial ratificou a prisão em flagrante. O suspeito permaneceu detido e ficou à disposição da Justiça.

As circunstâncias e a motivação do crime seguem sendo investigadas pela Polícia Civil.

Óticas Bamboo Brasil Avenida Princesa Isabel , 375 fone 3271 2075 - WhatsApp 99605 6147

 

Wilson Hirakawa pede atenção para iluminação no Jardim Iguatemi e cobra informações sobre EPIs de agentes de endemias


O vereador Wilson Hirakawa (PSDB) falou sobre iluminação pública e saúde durante sessão da Câmara Municipal.

Na tribuna, o parlamentar comentou sobre a força-tarefa realizada pelo município para troca de luminárias e disse que diversos pedidos feitos por seu gabinete foram atendidos dentro do trabalho executado.

Por outro lado, Wilson chamou atenção para a situação do Jardim Iguatemi. Segundo ele, ao passar pelo bairro no período da noite, encontrou vários pontos sem iluminação.

“Fui no Iguatemi dar um passeio à noite e contei 29 lâmpadas queimadas no bairro”, afirmou o vereador, sugerindo uma vistoria do setor responsável no local.

Outro assunto abordado por Wilson Hirakawa foi o Requerimento nº 318, encaminhado à secretária municipal de Saúde, Leonir, sobre o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos agentes de endemias.

O vereador informou que recebeu resposta da Secretaria de Saúde e disse que os esclarecimentos enviados tratavam dos equipamentos entregues aos agentes de nebulização, incluindo camisetas, blusão, calça, avental, boné árabe, viseira, botas, luvas, máscara respiratória e outros itens.

No entanto, Wilson explicou que seu questionamento era voltado aos agentes de campo, profissionais que realizam visitas nas residências, orientações à população e fiscalização de possíveis focos de doenças.

“É para esse agente que eu pergunto o que foi fornecido neste ano de 2026”, declarou.

O vereador afirmou que pretende apresentar um novo requerimento solicitando informações específicas sobre os materiais disponibilizados aos agentes de campo.

João Móveis

 

S.O.S. Cães & Gatos Cuidar de um bichinho é um compromisso

 

Vereadora Silvana Emerich (PP) destaca viagem oficial, conquista de emenda de R$ 500 mil e avanços em demandas do município



Durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, a vereadora Silvana Emerich (PP) apresentou um balanço da viagem oficial realizada entre os dias 27 e 28 de maio, em São Paulo, onde participou de reuniões com lideranças políticas e órgãos estaduais em busca de investimentos e melhorias para o município.

Entre os principais resultados da agenda, a parlamentar anunciou o recebimento oficial de R$ 500 mil em emenda parlamentar destinada ao município pelo deputado Coronel Telhada, do Partido Progressista (PP), legenda da vereadora, da prefeita Bárbara, de Afonso Jeremias e Geminho.

Na oportunidade, Silvana também protocolou novos pedidos de recursos. Um deles voltado à reforma do parquinho da Praça Nicolino Rondó, incluindo manutenção estrutural e implantação de brinquedos sensoriais destinados às crianças.

Outra solicitação apresentada refere-se à melhoria do acesso ao ETEC, área que, segundo a vereadora, registra grande movimentação há cerca de dois anos. A proposta prevê obras de infraestrutura na via para melhorar o fluxo de veículos e ampliar a segurança dos usuários.

A parlamentar também solicitou uma moção de reconhecimento junto à Assembleia Legislativa aos profissionais envolvidos na Operação Vérnix, incluindo equipes da Polícia Penal, Polícia Civil, Ministério Público e demais instituições participantes da ação, que ganhou repercussão nacional e internacional.

Durante a viagem, Silvana Emerich esteve ainda na DER, em reunião com o superintendente doutor Sérgio Codelo, tratando de demandas importantes do município. O principal pedido foi a realização emergencial de obras no acesso à Marabá Paulista, trecho que apresenta problemas estruturais e vem causando transtornos aos moradores, produtores e usuários da região.

Segundo a vereadora, o órgão estadual indicou previsão de aproximadamente 30 dias para início dos procedimentos relacionados à recuperação da via.

A agenda também incluiu a discussão sobre a municipalização das vias que ligam a região central aos bairros Ipanema e Petrona, reivindicação antiga da população local. De acordo com a parlamentar, o processo, iniciado em 2021, recebeu novo encaminhamento e pode avançar nas próximas semanas.

Ainda segundo Silvana, o responsável pela área sinalizou prazo entre 30 e 40 dias para análise final do processo.

Também foram discutidas melhorias na região da CECAP e no trecho da SP-563, próximo à divisa municipal, com previsão de serviços de manutenção viária.

Encerrando sua fala, a vereadora destacou a participação na Expo 2026, evento em que a prefeita Bárbara apresentou experiências do município relacionadas ao protagonismo feminino nas políticas públicas, com ênfase nas ações de acolhimento e proteção às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade.

R.A. Fórmulas

 

 

Vereador Fagner Santos (Novo) anuncia R$ 100 mil para auxiliar reforma do pronto-socorro municipal



Durante uso da tribuna na sessão da Câmara Municipal, o vereador Fagner Santos (Novo) anunciou a destinação de R$ 100 mil para contribuir com a reforma do pronto-socorro do município.

Em sua fala, o parlamentar cumprimentou o presidente da Casa, vereadores, vereadoras, população presente, ouvintes e internautas que acompanham a sessão pelo YouTube.

Fagner relatou que, no início do ano, conversou com o Ghizzi para entender as principais demandas do município. Entre os assuntos debatidos, esteve a necessidade da reforma do pronto-socorro, considerada uma obra de grande importância para melhorar a estrutura da saúde pública.

Segundo o vereador, após conversar com o assessor do deputado Fausto Pinato, foi possível viabilizar apoio para a iniciativa. Na sessão, ele oficializou o anúncio do recurso.

“Hoje estamos aqui para anunciar que R$ 100 mil serão enviados para auxiliar na reforma do pronto-socorro”, destacou o vereador.

O parlamentar ainda apresentou uma mensagem em vídeo com agradecimentos ao deputado Fausto Pinato, reconhecendo o apoio constante destinado ao município e ressaltando a importância do investimento para tornar o pronto-socorro mais eficiente, moderno e acolhedor para a população.

Fagner Santos agradeceu o envio do recurso e reforçou a importância da busca contínua por investimentos públicos voltados à melhoria do atendimento em saúde.

“Esse apoio contribuirá para que o nosso pronto-socorro possa oferecer um serviço cada vez melhor à nossa população”, concluiu.

Farmais - Presidente Venceslau WhatsApp 32729200

 

MULTI Shopping Venceslau

 

 

PRESIDENTE DA CÂMARA AFONSO DE CARVALHO (PP) DESTACA MELHORIAS NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA, VALORIZA CULTURA EM MOVIMENTO E INCENTIVA PARTICIPAÇÃO NAS FESTIVIDADES DE JUNHO



Durante a sessão da Câmara Municipal de Presidente Venceslau, o vereador e presidente da Casa, Afonso de Carvalho (PP), utilizou a tribuna para destacar ações na área de iluminação pública, elogiar projetos culturais e incentivar a população a participar das atividades programadas para o mês de junho.

O parlamentar iniciou sua fala agradecendo ao secretário municipal de Obras, Heron, pelo trabalho realizado no setor de iluminação pública. Segundo Afonso, apesar das reclamações frequentes relacionadas às lâmpadas queimadas, a administração municipal vem trabalhando para atender as demandas registradas pela população.

De acordo com o presidente da Câmara, somente na última semana foram substituídas mais de 150 lâmpadas em diferentes pontos da cidade, atendendo solicitações encaminhadas por meio da ouvidoria municipal. Ele ressaltou que o serviço exige planejamento, equipamentos específicos e tempo de execução devido à complexidade operacional envolvida em cada troca.

Afonso também destacou a importância da ouvidoria como canal de atendimento às reivindicações dos munícipes, afirmando que o mecanismo tem apresentado resultados positivos especialmente na área de iluminação.

Na sequência, o presidente declarou apoio às manifestações apresentadas anteriormente pelo vereador Jeremias da Silva (PP) sobre o avanço das atividades esportivas e o projeto Cultura em Movimento, realizado recentemente na Vila Luísa.

Segundo ele, o evento evidenciou o entusiasmo da comunidade e a forte participação popular, reforçando a necessidade de continuidade da iniciativa. O vereador informou, inclusive, a intenção de destinar apoio por meio de verba parlamentar para fortalecer o projeto nos próximos anos.

Afonso de Carvalho ressaltou ainda a valorização dos artistas locais, músicos, comerciantes e trabalhadores da alimentação envolvidos nas atividades culturais, destacando os reflexos positivos na economia local e na promoção da cultura venceslauense.

Ao encerrar sua participação, o presidente da Câmara convidou a população a prestigiar as atividades previstas para o mês de junho em Presidente Venceslau, entre elas a Feira da Lua, o Cultura em Movimento e as tradicionais festas juninas promovidas por bairros, clubes e escolas.

Eletro Força Ferramentas

 

Cooperótica

  

Operação “Cerco Central” prende cinco pessoas e apreende mais de 8 quilos de drogas em Martinópolis

 



Uma grande operação policial realizada na manhã desta terça-feira (2) resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão de grande quantidade de drogas, arma de fogo e materiais relacionados ao tráfico em Martinópolis. A ação, denominada “Cerco Central”, foi coordenada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo com apoio da Polícia Militar.

A operação teve como foco o combate ao tráfico de drogas no município e cumpriu sete mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça durante uma investigação em andamento. Os alvos estavam concentrados principalmente na Rua Central, apontada pelas autoridades como um dos principais pontos de atuação de pessoas ligadas ao comércio ilegal de entorpecentes na cidade.

Para a execução da operação, cerca de 30 policiais civis foram mobilizados, incluindo equipes especializadas do Grupo de Operações Especiais (GOE) e policiais da área da Delegacia Seccional. A ação contou ainda com o apoio de um veículo blindado. A Polícia Militar participou da operação com sete policiais e equipes do Canil do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), que utilizaram cães farejadores durante as buscas.

As equipes iniciaram os trabalhos ainda nas primeiras horas da manhã, após uma reunião operacional realizada na Delegacia de Polícia de Indiana, que serviu como base para o planejamento e deslocamento dos policiais.

Durante o cumprimento dos mandados, os agentes apreenderam aproximadamente 8,2 quilos de maconha, 395 gramas de cocaína e 157 gramas de crack. Também foram localizados nove aparelhos celulares, uma balança de precisão, embalagens plásticas utilizadas para o fracionamento e comercialização de drogas, além de R$ 958 em dinheiro.

Os policiais ainda apreenderam um revólver calibre 38, reforçando os indícios da atuação de grupos criminosos ligados ao tráfico de entorpecentes na região.

Os cinco suspeitos detidos foram encaminhados às unidades policiais responsáveis, onde permaneceram à disposição da Justiça. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros envolvidos e aprofundar o mapeamento das atividades criminosas apuradas durante a operação.

Segundo a Polícia Civil, a Operação “Cerco Central” representa mais uma etapa das ações permanentes de enfrentamento ao tráfico de drogas e à criminalidade organizada na região de Martinópolis.

Tiago Jóias e Relógios

 

Guga's Restaurante Av Dom Pedro II,655 WhatsApp 99613 24 67/ 3272 1919




 










A Vantajosa Móveis em novo endereço Av. Jorge Tibiriçá, 994

 

VEREADOR TUFY NICOLAU JUNIOR (PSD) COBRA LIMPEZA EM ÁREA PÚBLICA, DESTINO DE MATERIAIS ESCOLARES E ESCLARECIMENTOS SOBRE REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA PARA PAIS DE AUTISTAS


Durante a sessão da Câmara Municipal de Presidente Venceslau, o vereador Tufy Nicolau Junior (PSD) utilizou a tribuna para apresentar cobranças relacionadas à manutenção de áreas públicas, estrutura escolar e direitos de servidores municipais ligados ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O parlamentar iniciou sua fala destacando uma indicação apresentada solicitando a limpeza e capinação da área do ESF no Assentamento Primavera. Segundo ele, o local necessita de manutenção urgente.
Ao abordar o assunto, Tufy mencionou questionamentos feitos por uma moradora autuada pela falta de limpeza em terreno particular. O vereador afirmou que a população cobra coerência do poder público, defendendo que a Prefeitura também realize a manutenção adequada das áreas públicas.
Ainda sobre o Assentamento Primavera, o vereador comentou a transferência de alunos da unidade escolar rural para escolas da cidade. Embora tenha ressaltado a importância de os estudantes estarem em um ambiente seguro, demonstrou preocupação com brinquedos e móveis que permanecem no antigo prédio escolar.
Segundo o parlamentar, os equipamentos ainda existentes no local precisam ter um destino definido, seja por meio de realocação para outras escolas ou espaços públicos, evitando perdas e deterioração de materiais que permanecem em bom estado de conservação.
Outro tema abordado foi a situação de servidores municipais que possuem filhos com autismo e necessitam de redução da carga horária de trabalho.
O vereador relatou ter sido procurado por mães ligadas ao funcionalismo público e questionou se a administração municipal vem cumprindo a legislação e os entendimentos jurídicos sobre o tema.
Tufy solicitou esclarecimentos sobre o cumprimento do Tema 1.097 do Supremo Tribunal Federal (STF), relacionado à redução de jornada para servidores responsáveis por pessoas com deficiência, além de pedir informações sobre eventual mapeamento de funcionários municipais que necessitam desse benefício.
De acordo com o vereador, a ausência de solução administrativa pode ampliar a judicialização dos casos, gerando custos adicionais ao município.
Ao encerrar sua participação, Tufy Nicolau Junior informou que retornaria ao tema durante o período das explicações pessoais.

Guga's Restaurante Av Dom Pedro II,655 WhatsApp 99613 24 67/ 3272 1919

 

🏗️ Vai construir ou reformar? Então você precisa conhecer o Depósito Presidente! Oferecemos qualidade, preço justo e atendimento especializado para garantir que sua obra seja um sucesso! 🔨💙

 

VEREADOR JEREMIAS DA SILVA (PP) DESTACA OBRAS, CULTURA E ESPORTE EM PRESIDENTE VENCESLAU


Durante a sessão da Câmara Municipal de Presidente Venceslau, o vereador Jeremias da Silva (PP) utilizou a tribuna para destacar ações nas áreas de infraestrutura, cultura e esporte desenvolvidas no município.

O parlamentar iniciou sua fala agradecendo à administração municipal pela realização de um trecho de calçamento na Rua Manoel Paulino, no Jardim Nova Ipanema. Segundo ele, moradores da região aguardavam a melhoria há muitos anos, em um bairro que enfrenta carências estruturais desde sua implantação.

Jeremias agradeceu o atendimento da solicitação feita por seu gabinete, reconhecendo o trabalho da prefeita Bárbara, do secretário Patrício, do chefe de governo André Barbosa e dos demais secretários municipais pelo apoio às demandas apresentadas.

O vereador também parabenizou a realização do projeto “Cultura em Movimento”, promovido recentemente na Vila Luísa. Ele destacou a importância da iniciativa em levar cultura, música, artesanato, gastronomia e entretenimento para diferentes regiões da cidade, citando ações já realizadas em bairros como Residencial da Five, Morada do Sol e Vila Coimbra.

Na área esportiva, Jeremias destacou o sucesso do torneio de futevôlei realizado no último final de semana, reunindo cerca de 20 duplas de Presidente Venceslau e municípios da região, como Presidente Epitácio, Santo Anastácio e Presidente Prudente.

Outro ponto abordado foi o torneio de basquete 3x3, promovido pela CERT, com participação de 11 equipes, incluindo representantes de outras cidades, além de atividades esportivas voltadas às categorias de base.

Finalizando o pronunciamento, o vereador anunciou a realização da Copa Unipontal de Futsal, prevista para o próximo fim de semana em Presidente Venceslau. A competição deverá reunir mais de 80 atletas locais nas categorias sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15, envolvendo projetos esportivos desenvolvidos no município.

Ao encerrar sua fala, Jeremias afirmou que Presidente Venceslau continua avançando por meio de ações voltadas ao desenvolvimento, integração social, esporte e cultura.

BDM Digital - bdmercantil.com.br

 

Antônio Fagundes se despediu publicamente do personagem Arthur Brandão em Quem Ama Cuida — e o que ele disse ao se despedir, com o que prometeu sobre o que vem a seguir na novela das nove da Globo, é o que os fãs não pararam de compartilhar

Lojão do Amigo Bonfim

 

Grêmio Prudente é superado pelo Palmeiras no Paulista Sub-20 em Presidente Prudente



  (Foto: Pedro Nascimento/Palmeiras/by Canon)

O Grêmio Prudente foi derrotado pelo Palmeiras por 2 a 0 na tarde desta quinta-feira (4), em partida válida pela segunda rodada da primeira fase do Campeonato Paulista Sub-20 Série A 2026. O confronto foi disputado no Estádio Paulo Constantino, o Prudentão, em Presidente Prudente.

A equipe visitante construiu a vitória com dois gols do atacante Juan Gabriel, destaque da partida. O primeiro foi marcado aos 32 minutos do primeiro tempo, após uma jogada em velocidade. Já na etapa complementar, aos 27 minutos, o jogador voltou a balançar as redes e definiu o placar para o Verdão.

Apesar do apoio da torcida em sua estreia como mandante na competição, o Grêmio Prudente encontrou dificuldades diante de um adversário tradicional nas categorias de base do futebol paulista. O Palmeiras mostrou eficiência nas oportunidades criadas e soube controlar o jogo após abrir vantagem no marcador.

Com o resultado, o Palmeiras soma seus primeiros três pontos na competição e se posiciona entre os primeiros colocados de seu grupo. Já o Grêmio Prudente segue em busca da primeira vitória para ganhar posições na tabela e fortalecer a campanha na fase inicial do campeonato.

A competição reúne algumas das principais equipes de base do Estado de São Paulo e é considerada uma importante vitrine para jovens atletas em formação. O Grêmio Prudente volta suas atenções para a próxima rodada, quando tentará a recuperação diante de seu torcedor e a conquista de pontos importantes na luta pela classificação à sequência do torneio.

Eletro Força Ferramentas

 

 Foto: Magnific


Por João Assad fonte: O Extra

O vinagre e o bicarbonato de sódio não funcionam para eliminar bactérias ou neutralizar agrotóxicos em vegetais. A biomédica Luiza Camila, professora na UniFacens, alerta que o vinagre é apenas um tempero e não tem potencial de sanitização. Embora o ácido acético purificado purifique máquinas industriais, no vinagre doméstico ele está em uma concentração fraca demais para agir contra microrganismos. 

Abaixo, veja as principais dicas e mitos explicados pela especialista para garantir a segurança alimentar na sua cozinha:
Principais Erros na Higienização
  • Água corrente sozinha: Remove apenas a sujeira visível, mas não elimina microrganismos invisíveis a olho nu.
  • Detergente e sabão: Não devem ser usados, pois penetram nas irregularidades e "furinhos" das cascas de frutas como limão e laranja.
  • Lavar carnes e ovos: Nunca faça isso. A água espalha bactérias e gera um alto risco de contaminação cruzada pela bancada da cozinha. Apenas o cozimento correto mata as bactérias dessas proteínas. 
O Jeito Certo de Lavar Frutas, Legumes e Verduras
Para eliminar os riscos de infecções alimentares (como a salmonelose), siga o método cientificamente comprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS): 
  1. Lave as mãos: Esfregue bem as mãos com água e sabão antes de tocar em qualquer alimento.
  2. Prepare a solução: Misture 1 colher de sopa (15ml) de água sanitária para cada 1 litro de água.
  3. Deixe de molho: Mergulhe os vegetais completamente na mistura por 10 a 15 minutos.
  4. Enxágue: Retire os alimentos da solução e passe-os por água limpa corrente

TRE-SP mantém cassação dos mandatos de prefeito e vice de Martinópolis



O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) manteve a decisão que determina a cassação dos mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Martinópolis, em julgamento realizado nesta semana. A Corte Eleitoral entendeu que houve abuso de poder político durante o processo eleitoral de 2024, confirmando a sentença proferida em primeira instância.

O caso teve origem em uma ação que apontou suposta utilização da máquina pública em benefício eleitoral. Entre os fatos analisados pela Justiça Eleitoral estão a apresentação de um projeto de lei relacionado à reestruturação de cargos da administração municipal em período próximo às eleições e a disponibilização de transporte gratuito para moradores de um distrito do município nos dias que antecederam a votação.

Durante o julgamento do recurso, o relator do processo já havia se manifestado pela manutenção da cassação, entendendo que ficaram caracterizadas irregularidades capazes de comprometer a igualdade de condições entre os candidatos que disputaram o pleito municipal. O entendimento acabou prevalecendo no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral.

Além da perda dos mandatos, a decisão também mantém consequências eleitorais previstas na legislação para casos de abuso de poder político. Ainda cabem recursos às instâncias superiores da Justiça Eleitoral, incluindo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A decisão gera impacto direto na administração municipal e abre caminho para os procedimentos que serão definidos pela Justiça Eleitoral para a condução do Executivo de Martinópolis. Dependendo do trânsito processual e das futuras decisões judiciais, o município poderá ter mudanças na chefia do Poder Executivo ou até mesmo a realização de uma nova eleição suplementar.

O julgamento reforça o entendimento da Justiça Eleitoral sobre a necessidade de observância rigorosa das regras que garantem a igualdade entre candidatos durante as campanhas, especialmente no que se refere ao uso da estrutura pública e de atos administrativos que possam influenciar a vontade do eleitorado.