quarta-feira, 26 de junho de 2024

Total de trabalhadores por conta própria com CNPJ recua no país, enquanto cresce número de pessoas com carteira assinada 

Segundo o IBGE, 33% dos empreendedores no Brasil eram registrados em 2023 

Por Mayra Castro — Rio de Janeiro


 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

No ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tinha 29,9 milhões de pessoas trabalhando por conta própria ou atuando como empregador. Considerando este grupo, 33% estavam em empreendimentos com CNPJ. O dado representa um recuo em relação a 2022, quando esse percentual era de 34,2%. Ainda assim, o percentual continua sendo a segunda maior taxa da série histórica.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e foram divulgados nesta sexta-feira (dia 21).

Segundo Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, a queda em relação a 2022 pode ser explicada pela expansão da formalização de trabalhadores por meio da carteira de trabalho assinada.

— A gente tinha uma trajetória de crescimento da cobertura de CNPJ pelos anos de 2012, 2015 e 2019, que foi interrompida quando esse número começou a diminuir em 2022. Tudo parece indicar que quem puxou esse CNPJ para baixo foram os trabalhadores por conta própria. A gente vem observando o crescimento tanto do empregado com carteira quanto do sem carteira, ao passo em que o conta própria ficou mais estagnado. Essa tendência de retração do CNPJ para os trabalhadores por conta própria foi mais observada nos setores de comércio, construção e serviços — explica.

Em queda desde 2015, o percentual de empregados com carteira assinada no setor privado voltou a crescer em 2023, chegando a 37,4% da população ocupada, contra 36,3% em 2022. O número desses trabalhadores em 2023 (37,7 milhões) foi o maior da série, mas ainda assim, em termos percentuais, menor que a marca registrada em 2014 (39,5%).

fonte:https://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário