sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Presidente Epitácio contabiliza estragos provocados por tempestade que alagou casas e prédios públicos


Foto: Prefeitura de Presidente Epitácio

Sexta-feira é marcada por levantamento de danos e união de esforços entre secretarias municipais para que a cidade volte à normalidade o quanto antes
REGIÃO - MELLINA DOMINATO de O Imparcial de Presidente Prudente
Quedas de árvores, galhos e fios energizados. Destelhamentos e alagamentos de residências e prédios públicos. Interrupção no fornecimento de energia elétrica. Acúmulo de resíduos nas bocas de lobo e muita sujeira espalhada pelas ruas. Este foi o resultado da tempestade que atingiu Presidente Epitácio no fim da tarde desta quinta-feira, que chegou a derrubar a estrutura de um posto de combustíveis localizado às margens da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), conforme inúmeras publicações nas redes sociais. E a sexta-feira será de união de esforços para que o município volte à normalidade o quanto antes.
As chuvas e rajadas de vento, no entanto, não atingiram somente Epitácio, mas também deixaram rastros por outras cidades. Segundo o 14º GB (Grupamento de Bombeiros) chamados decorrentes do vendaval foram atendidos em quatro cidades da região. Presidente Epitácio contabilizou seis quedas de árvores, enquanto em Presidente Venceslau, Santo Anastácio e Teodoro Sampaio, catalogaram uma ocorrência do tipo, cada. Fios energizados também caíram em Presidente Epitácio e Presidente Venceslau, onde os problemas foram sanados pelos bombeiros.
Pontos críticos
A sexta-feira, de acordo com a Prefeitura de Presidente Epitácio é de trabalho nos pontos críticos da cidade. Através da Defesa Civil Municipal, os casos emergenciais estão sendo avaliados. Ainda, por meio das secretarias de Obras e infraestrutura; Economia, Planejamento e Meio Ambiente; e Agricultura, Pecuária e Relações Agrárias, equipes com caminhões, retroescavadeiras, moto-podas e outros maquinários foram às ruas para executar a liberação de vias, analisar os danos sofridos por residências e atender as solicitações dos munícipes.
“Famílias que sofreram com o destelhamento podem procurar a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social para que sua situação seja avaliada por uma assistente social e um engenheiro da Prefeitura e, assim, garantir o recebimento de lonas e, futuramente, de telhas”, destaca a administração municipal, em nota.
Fornecimento de energia
Na manhã desta sexta-feira, Energisa informou que a forte chuva que passou pelos municípios de Presidente Epitácio e Presidente Venceslau ocasionou diversas ocorrências no sistema elétrico, como quedas de árvores, lançamento de galhos e outros objetos sobre a fiação, causando interrupções no fornecimento de energia em alguns pontos dessas cidades.
“A empresa estava monitorando a chegada desse temporal e acionou seu plano de contingência com reforço das equipes em campo, bem como o time dos canais de atendimento. Seguindo os protocolos técnicos e de segurança, os profissionais da empresa atuaram de forma ininterrupta para recompor o fornecimento”, detalhou a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário