terça-feira, 10 de junho de 2025

Vocalista do A-ha, Morten Harket anuncia diagnóstico de Mal de Parkinson: 'Não sinto vontade de cantar'

Cantor vive na costa sul da Noruega e passa por tratamentos alternativos para a doença 

Por Danilo Perelló

Morten Harket, vocalista da banda A-ha

Foto: Stian Andersen / Divulgação

Muito famoso nos anos 1980, o grupo norueguês A-ha marcou época com grandes hits, como “Take on me”. Em atividade por décadas, a banda precisou fazer um difícil anúncio nesta quarta-feira (4/6), o diagnóstico de Mal de Parkinson do vocalista Morten Harket, de 65 anos.

O músico convive com a doença já há algum tempo, embora não houvesse falado publicamente sobre ela até agora. Ele já toma medicação recomendada e passou por cirurgias e tratamentos na conhecida Clínica Mayo, nos Estados Unidos, acompanhado pela sua neurologista Dra. Christina Sundal, da NeuroClinic Norway.

“Parte de mim queria revelar (a notícia). Reconhecer o diagnóstico não foi um problema para mim; é a minha necessidade de paz e tranquilidade para trabalhar que tem me impedido. Estou fazendo o melhor que posso para evitar que todo o meu organismo entre em declínio. É um difícil equilíbrio entre tomar a medicação e administrar seus efeitos colaterais”, ressaltou ele em entrevista ao jornalista Jan Omdahl, publicada no site da banda.

O Mal de Parkinson é uma doença neurológica que afeta principalmente a parte motora do paciente, atacando a comunicação entre os neurônios. Ela tem uma evolução progressiva e Morten vem se submetendo a tratamentos alternativos, como o que coloca eletrodos em parte da cabeça por diferentes sessões. Segundo ele próprio, há dias melhores e piores. O jornalista, que também é o biógrafo do músico, questionou se ele ainda consegue cantar.

“Eu realmente não sei. Não sinto vontade de cantar, e para mim isso é um sinal. Tenho a mente aberta em termos do que acho que funciona. Não espero conseguir atingir o controle técnico total”, respondeu ele.

O cantor, que tem fã-clubes por todo o mundo, tranquilizou os seus seguidores e disse que está sendo muito bem cuidado. Ele vive em uma casa na costa sul da Noruega, com sua esposa, Inez Andersson.

“Não se preocupem comigo. Descubram quem vocês querem ser, um processo que pode ser novo a cada dia. Sejam bons servos da natureza, a base da nossa existência, e cuidem do meio ambiente enquanto ainda for possível. Dediquem sua energia e esforço para resolver problemas reais e saibam que estou sendo cuidado”, recomendou o astro.

O A-ha se apresentou no Brasil em diferentes oportunidades. O trio, que conta ainda com o guitarrista Paul Waaktaar e o tecladista Magne Furuholmen, fez um dos shows do Rock in Rio de 2015.

fonte:https://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário