Foto: Peter Mix
Ao buscar reforçar a identidade ambiental da cidade e estimular a preservação da biodiversidade, a Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (Apoena) e a Prefeitura de Presidente Epitácio (SP) realizam uma campanha para escolher uma ave símbolo para o município.
“Presidente Epitácio é uma estância turística com uma das paisagens mais belas do Brasil, banhada pelo majestoso Rio Paraná e cercada por uma natureza exuberante. Essa campanha é mais uma forma de valorizar nossa fauna e reforçar o orgulho epitaciano. Queremos que a população participe ativamente desse processo, escolhendo a ave que melhor nos representa”, explicou o prefeito André Ferraz Lima (Republicanos).
O presidente da Apoena, Djalma Weffort, comentou que essa campanha vai além da escolha de um símbolo.
“Essa iniciativa é educativa, cultural e ambiental. Ela fortalece o vínculo entre as pessoas e o meio ambiente, destacando a necessidade de preservar as aves que convivem conosco, tanto na zona urbana quanto na rural”, afirmou o ambientalista.
As 12 espécies que participam da escolha popular são as seguintes:
Arara-canindé (Ara ararauna)
Beija-flor-tesoura (Eupetomena macroura)
Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)
Canarinho-da-terra (Sicalis flaveola)
Cavalaria (Paroaria capitata)
João-de-barro (Furnarius rufus)
João-pinto (Icterus croconotus)
Mutum-de-penacho (Crax fasciolata)
Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva)
Pica-pau-de-testa-amarela (Melanerpes flavifrons)
Quero-quero (Vanellus chilensis)
Tucano (Ramphastos toco)
Educação ambiental
Ao g1, o ambientalista explicou que a campanha teve uma boa aceitação no município, com mais de 500 votos desde o dia em que a eleição da ave foi iniciada. Além disso, ele espera que, com os três meses do projeto, a procura e a aceitação dos munícipes aumentem.
“A aceitação tem sido muito boa, as pessoas debatem, conversam sobre isso. É importante, uma votação envolve a participação das pessoas e chama atenção para outras espécies, para a biodiversidade, para o meio ambiente. Então, ela não tem só uma finalidade de contabilizar votos. A finalidade é também educativa, de sensibilização da população, revelar as nossas aves, a riqueza de aves que nós temos, que muitas pessoas, às vezes, não conhecem, porque moram na cidade, estão comprometidas com o dia a dia e não têm tempo de observar. E, junto com as aves, as pessoas começam a se interessar também pela dieta da espécie, e pelas árvores que elas usam para nidificar, para pouso. Então, elas vão começando a conhecer um pouco mais os hábitos das aves. E isso leva ao entendimento de que é preciso conservar o meio ambiente, observar a natureza, plantar árvores”, destacou Weffort ao g1.
Ele ainda explicou que, em um primeiro momento, a campanha envolvia apenas seis aves. Entretanto, em discussão com especialistas, a Apoena ampliou para 12 a lista de espécies, como uma oportunidade de mais pássaros serem conhecidos, com base no guia elaborado pela associação.
“Percebemos que muitas aves bacanas ficariam de fora. Tem muita gente que fala: ‘Olha, tá difícil de escolher, porque são todas aves bonitas. São importantes’. E, às vezes, aquelas que não conhecem, é possível ver sua descrição, que são atraentes, têm cores, que têm um papel na natureza”, pontuou ao g1.
O presidente da Apoena também reforçou a importância de disseminar o conhecimento sobre as aves, a natureza e a biodiversidade com um projeto educativo.
“A ideia é essa: valorizar e sensibilizar de uma forma didática para que as novas gerações também conheçam. Com o crescimento das cidades, com o desmatamento, muitas aves estão vindo para a cidade. Por exemplo, a arara-canindé aqui, 20 anos atrás, você não via na cidade. E, hoje, elas estão frequentando a área urbana, estão fazendo ninho. Porque ela já não está encontrando mais o que ela precisa na área rural. Então, como é que você pode conservar as aves? Você planta árvores na cidade, planta árvores nativas”, argumentou.
“Através das aves, temos um vetor para a gente melhorar a arborização, a qualidade de vida, o conhecimento”, completou ao g1.
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