quarta-feira, 29 de outubro de 2025

INSS alerta aposentados e pensionistas sobre prazo para realização da prova de vida

 


Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos às notificações enviadas pelos bancos responsáveis pelo pagamento dos benefícios. O órgão iniciou uma nova fase do processo de comprovação de vida e está comunicando os segurados diretamente pelo extrato bancário, facilitando o acesso à informação.

De acordo com o INSS, apenas os beneficiários que não tiveram a prova de vida confirmada automaticamente pelos sistemas foram convocados. A partir do momento em que o aviso é emitido, o aposentado ou pensionista tem 30 dias para realizar o procedimento, sob risco de bloqueio temporário do benefício.

A prova de vida pode ser feita de diferentes maneiras: pelo site ou aplicativo Meu INSS, utilizando login e reconhecimento facial; presencialmente na agência bancária, com apresentação de documento oficial com foto; ou ainda de forma online, por meio dos aplicativos e sites próprios dos bancos.

Outra opção é a prova de vida digital pelo aplicativo gov.br, que utiliza o reconhecimento facial para comprovar a identidade do segurado e enviar automaticamente a informação ao sistema do INSS.

O instituto reforça que o objetivo é garantir a segurança dos pagamentos e evitar fraudes, ao mesmo tempo em que busca simplificar o processo para o cidadão.

Mais informações e orientações detalhadas estão disponíveis na página oficial do INSS e no portal Gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário