quarta-feira, 27 de maio de 2026

Presidente Venceslau recebe mais de R$ 1,3 milhão do FPM no terceiro decêndio de maio

 


Os municípios brasileiros recebem nesta sexta-feira (29) os recursos referentes ao terceiro decêndio de maio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em todo o país, o repasse soma R$ 5,9 bilhões, valor cerca de 3% superior ao transferido no mesmo período do ano passado, quando a União destinou R$ 5,7 bilhões às prefeituras.

Para Presidente Venceslau, o valor do crédito é de R$ 1.389.319,44, conforme dados divulgados no demonstrativo do repasse federal.

O município paulista, que possui população estimada em 39.516 habitantes, não registra valor de reserva neste repasse, totalizando o mesmo montante como valor líquido do FPM creditado na conta municipal.

O Fundo de Participação dos Municípios é uma das principais fontes de receita das administrações municipais brasileiras, especialmente para cidades de pequeno e médio porte. Os recursos são utilizados para custear áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura, folha de pagamento e manutenção dos serviços públicos.

Os repasses do FPM ocorrem em três parcelas mensais — conhecidas como decêndios — e são formados por recursos arrecadados pela União, principalmente do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O crescimento registrado neste terceiro decêndio de maio representa um reforço financeiro para as prefeituras, que acompanham com atenção a evolução das transferências federais devido à importância desses valores para o equilíbrio das contas públicas municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário