terça-feira, 2 de junho de 2026

CRIMES PATRIMONIAIS CAEM NO INTERIOR DE SÃO PAULO E ROUBOS ATINGEM MENOR NÍVEL EM 26 ANOS


Pode ser uma imagem de ambulância e texto

Os índices de criminalidade relacionados a roubos e furtos apresentaram queda significativa no interior de São Paulo durante os primeiros quatro meses de 2026. Dados da Secretaria da Segurança Pública apontam que os roubos em geral, de veículos e de cargas atingiram os menores patamares da série histórica para o período, consolidando uma tendência de redução observada desde o início do ano.

O resultado é considerado um dos mais expressivos das últimas décadas no combate aos crimes patrimoniais. Além da redução dos roubos, os furtos também apresentaram queda e registraram o terceiro menor nível dos últimos 26 anos no interior paulista.

Os números referentes ao mês de abril reforçam esse cenário positivo para a segurança pública. Os três tipos de roubo analisados — roubos em geral, de cargas e de veículos — registraram os menores índices já contabilizados para o mês desde o início da série histórica.

Outro dado que chamou atenção foi a redução dos casos de latrocínio, crime caracterizado pelo roubo seguido de morte. Entre janeiro e abril deste ano, foram registrados 16 casos no interior do estado, cinco a menos do que no mesmo período de 2025, representando o menor índice já registrado para um primeiro quadrimestre.

Somente em abril, sete ocorrências de latrocínio foram contabilizadas. Apesar da gravidade desse tipo de crime, os números demonstram uma tendência de redução quando comparados aos anos anteriores.

Algumas regiões do interior se destacaram pelos resultados alcançados. As áreas de Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto e Sorocaba não registraram nenhum caso de latrocínio durante os quatro primeiros meses de 2026, evidenciando o avanço das ações de prevenção e repressão à criminalidade.

As estatísticas refletem o trabalho integrado das forças de segurança, que têm intensificado operações, investigações e ações de policiamento ostensivo em diversas regiões do estado. As autoridades destacam que o monitoramento constante dos indicadores criminais permite direcionar estratégias mais eficientes para o combate à violência e à proteção da população.

Com os resultados apresentados até abril, o interior paulista mantém uma trajetória de queda nos crimes patrimoniais e registra um dos melhores desempenhos da série histórica na área da segurança pública.


Nenhum comentário:

Postar um comentário