sexta-feira, 4 de julho de 2025

POLÍCIAIS CIVIS DA DEIC 8 DEFLAGRAM A OPERAÇÃO "FARM 18"





A POLÍCIA CIVIL de Presidente Prudente, em investigação realizada pela 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da DEIC 8, realiza desde às 6h desta manhã deste dia 02/07/2025, simultaneamente em diferentes cidades (Rolândia e Londrina/PR – Cerqueira César e Pirajuí/SP) a operação intitulada “FARM 18”. 

A DIG, após ser provocada em pedido de assessoramento, iniciou investigação por fato consumado em 08 de abril deste ano, no interior de Fazenda na cidade de Sandovalina. Tratando-se de delito grave contra o patrimônio consumado em zona rural o setor especializado da DIG foi acionado – GIAR (Grupo de Investigação em Área Rural).Consta que, em suma, dois indivíduos invadiram a sede da Fazenda de onde renderam duas vítimas e, com o uso de extrema violência e armas de fogo de calibre restrito, mantiveram-nas em restrição de liberdade subtraindo alguns bens. Após, se evadiram em sentido ignorado. 

Com dois meses de ações de inteligência, em atos legítimos autorizados pela Justiça competente e pareceres favoráveis do Ministério Público paulista, com os cruzamentos de informações em fontes abertas e fechadas, além de diligências de campo, em tese, houve o desvendamento do crime com a identificação dos dois autores presentes na ação (M.M.G. – 30 anos; e, W.R.S. – 33 anos), além de outros que estavam responsáveis em garantir as impunidades, seja na ocultação dos objetos, na condução as cidades, na observação do local ou no comando/entrega do armamento (respectivamente, duas mulheres L.P.B. – 31 anos, C.I.M. 36 anos, e o indivíduo L.P. de 45 anos).

Com o conjunto de provas técnicas juntadas foi possível a representação cautelar policial que subsidiou o deferimento de 05 (cinco) mandados de PRISÕES PREVENTIVAS, bem como outras 05 (cinco) de buscas domiciliares que objetivam a coleta de mais material para o fechamento do procedimento policial e futura responsabilização dos indiciados. 

A ação busca, ainda, desarticular a identificada Organização Criminosa de outro Estado especializada em roubos cometidos no interior de sedes em zona rural (fazendas e sítios), com idêntico modus operandi. Apenas no ano de 2025 já foram identificadas, no total e por momento, 08 (oito) ações criminosas do grupo, sendo duas delas na região de Presidente Prudente. Com o bando organizado e com o resultado das ações realizadas, a polícia busca a identificação de eventuais outros comparsas, novas vítimas, localização dos instrumentos usados nas ações, além de informação de quem escolhia os imóveis ou vítimas a serem atacadas e, destarte, quem seria o responsável pela receptação do produto do roubo.  Até o momento, 04 mandados de prisão foram cumpridos, além de todas as buscas domiciliares. Apenas um dos alvos não foi localizado, porém, equipes permanecem em diligências. Todos os suspeitos serão indiciados e responderão o procedimento como incursos nos crimes de Roubo Triplamente Agravado (pelo concurso de pessoas, por restrição da liberdade da vítima e emprego de arma de fogo de calibre de uso restrito e participação em organização criminosa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário